Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Parças ao mar

O que Bolsonaro fará quando o garrote chegar ao pescoço de seus filhos e de sua mulher?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando sabemos que alguém foi preso, nossos sentimentos variam. Dependendo do motivo pelo qual o sujeito foi encanado, lavamos as mãos, por achar que quem errou deve pagar, ou nos revoltamos, por não aprovarmos a injustiça. Neste momento, há três elementos ligados a Jair Bolsonaro engaiolados: seu ex-ajudante de ordens, o frajola tenente-coronel Mauro Cid; o repulsivo ex-deputado Roberto Jefferson; o cafajeste e ex-deputado Daniel Silveira. Seu homem de confiança, o cínico ex-ministro da Justiça Anderson Torres, passou quatro meses preso. Outros deveriam estar-lhes fazendo companhia, a começar por Bolsonaro, mas, por ora, é o que temos e já começou bem.

Todos se encontram no primeiro caso citado acima. Ao ouvir que a polícia finalmente os alcançou, achamos que ela já chegou tarde e eles que se virassem para se defender das acusações. Mas não somos os únicos a pensar assim —Bolsonaro também quer que se danem.

Sua reação ao desaire dos asseclas é surpreendente: foram presos, mas isso não é com ele, que não tem nada a ver com o que fizeram, mesmo que para beneficiá-lo. Se fizeram alguma coisa, diz Bolsonaro, foi porque quiseram.

Quando militar, ainda que de quinta, Bolsonaro conviveu com certos ensinamentos da tropa, um deles o de que não se abandona um companheiro na estrada. Obediente, Bolsonaro faz melhor: joga o companheiro ao mar, e ele que nade se souber. O risco de que os ex-parças se revoltem com seu desprezo não parece perturbá-lo —Bolsonaro conta com fidelidades eternas e, até agora, isso tem funcionado.

É fascinante imaginar como será quando o garrote se fechar em torno de pescoços mais íntimos, como o de seus filhos e o de Michelle, sua mulher. No caso desta, ela será tranquilamente atirada aos cães. Mas, no dos filhos, Bolsonaro terá de optar: ou o pescoço deles ou o seu. Aí, sim, veremos se aquela história da família acima de tudo era para valer.

Família Bolsonaro: Flávio, Jair, Eduardo e Carlos - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.