Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu Folhajus

Silêncio de Mauro Cid mantém Bolsonaro na corda bamba

Ex-presidente tenta equilibrar afagos a ex-auxiliar e sinais para que ele assuma culpa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro não deve estar dormindo muito bem. A privação de sono talvez ajude a explicar a atitude desconcertada do ex-presidente quando tenta se desviar das acusações que recaem sobre o tenente-coronel Mauro Cid ou explicar a relação com aquele que era seu braço direito no Palácio do Planalto.

Bolsonaro faz uma caminhada trôpega sobre uma corda bamba. Desde que Cid foi preso por falsificar o cartão de vacinação do chefe, o ex-presidente tenta manter distância dos atos praticados pelo ajudante de ordens. Ao mesmo tempo, faz acenos para evitar que o ex-auxiliar se sinta abandonado e resolva contar o que viu no gabinete presidencial.

O ex-presidente exibiu sinais dessa vacilação ao longo da semana. Numa entrevista dada à revista Veja na quarta-feira (18), Bolsonaro praticamente reconheceu que houve crime ("Ao que tudo indica, alguém fez besteira") e insinuou que o alvo deve ser apenas Cid ("Não quero acusá-lo de nada"). Depois, elogiou o ex-auxiliar e disse considerá-lo "um filho".

O comportamento se manteve no dia seguinte, numa passagem de Bolsonaro pelo Congresso. O ex-presidente afagou o subordinado ("Foi um excelente oficial do Exército"), mas também fez questão de manter o abacaxi no colo de Cid ("Peço a Deus que ele não tenha errado, e cada um siga sua vida").

Entre a entrevista e a visita de Bolsonaro ao Congresso, Cid foi à sede da PF para prestar depoimento, mas preferiu ficar em silêncio. A decisão claramente não tranquilizou o ex-presidente, já que a expectativa era que o auxiliar assumisse a culpa de uma vez, descartando a possibilidade de implicar o antigo chefe.

O nervosismo de Bolsonaro é nítido porque Cid guarda os piores segredos do gabinete presidencial. O ex-ajudante de ordens foi personagem do plano golpista do ex-presidente, da tentativa de ficar com as joias sauditas e do uso de dinheiro vivo pela então primeira-dama. Uma generosa (e excessiva) quebra de sigilo autorizada pelo STF já começou a abastecer essas investigações.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.