Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

O Brasil ama Garrincha -hoje

Os mais jovens podem pensar que sempre foi assim. Mas, no fim da vida, ele era só o bebum, o viciado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Garrincha faria 90 anos no próximo dia 28 de outubro. Ainda faltam dois meses, mas as movimentações já começaram. Nenhuma surpresa. Todo ano comemoram-se seus aniversários de nascimento, morte, estreia no Botafogo e conquistas pela seleção. O Brasil ama Garrincha, e os mais jovens podem pensar que sempre foi assim. Mas não foi.


Em seus últimos dez anos de vida, 1973-83, quando sua presença no noticiário era uma triste sucessão de constrangimentos públicos, Garrincha era visto como se costuma ver os alcoólatras: o fraco, o bebum, o viciado, o sem-vergonha. Muitos botavam a culpa em Elza Soares, com quem ele foi casado de 1963 a 1978 —ela o "levara a beber". Mas os íntimos sempre souberam da capacidade cúbica de Garrincha muito antes de ele conhecer Elza. Souberam e encobriram.

Ninguém "leva" ninguém a beber, mas pode aplainar-lhe o caminho. No caso de Garrincha, isso coube, entre outros, aos jornalistas que construíram a imagem do gênio ingênuo e folclórico; aos médicos dos clubes pelos quais passou, que nunca viram nele o processo de dependência alcoólica; e à ignorância brasileira sobre o problema —que, se ainda é enorme hoje, era colossal nos anos 60 e 70.

Foi o álcool, e jamais Elza, que destruiu Garrincha. Já perto do fim, quando Garrincha era recolhido caído na rua, amigos bem-intencionados começaram a interná-lo em clínicas. Mas eram internações para "desintoxicação" —dezenas delas, das quais ele era logo liberado ou fugia, apenas para ser recolhido de novo na rua e reinternado com o mesmo efeito. Garrincha nunca foi abandonado. Apenas ninguém sabia como salvá-lo. Morreu aos 49 anos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem hoje 6 milhões de alcoólatras. A estimativa é modesta. O número real é maior, porque essa é uma doença que os próprios doentes e principalmente suas famílias têm vergonha de chamar pelo nome.

 Fotonovela e reportagens da revista Manchete Esportiva e brindes em homenagem a Garrincha por volta de 1958
Fotonovela e reportagens da revista Manchete Esportiva e brindes em homenagem a Garrincha por volta de 1958 - Heloisa Seixas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.