Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Nenhum deles, "MPB"

O rótulo inventado pelas gravadoras analfabetizou o público quanto à nossa riqueza rítmica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No domingo (5), meti-me numa discussão sobre o rótulo "MPB", criado pelas gravadoras nos anos 1960 para classificar um tipo de música que estava surgindo, difícil de definir, que não era bossa nova, samba, sertanejo ou rock. Se "MPB" tivesse se limitado a isso, tudo bem. O problema é que o rótulo logo passou a se aplicar a toda a música popular brasileira, analfabetizando o público quanto à riqueza rítmica dessa música. E com isso deixamos de notar que:

"A Banda", "Alegria, Alegria" e "Pra Frente, Brasil" não eram "MPB", eram marchas. "Máscara Negra" e "Bandeira Branca", marchas-rancho. "Atrás do Trio Elétrico", marcha-frevo. "Ponteio" e "Domingo no Parque", baiões. "Louvação", samba-baião. "Travessia", "Viola Enluarada", "Andança" e "Sabiá", toadas. "Disparada", moda de viola. "Caminhando", guarânia.

Os sucessos do iê-iê-iê —perdão, da Jovem Guarda—, como "Festa de Arromba", "O Calhambeque", "Vem Quente Que Eu Estou Fervendo" e "Mamãe Passou Açúcar em Mim", se tocados em versão apenas instrumental, sem aquelas letras debiloides e com arranjos vibrantes de Erlon Chaves, soariam como temas do swing, o ritmo das big bands americanas dos anos 1940, acredita? Falando nisso, "Rua Augusta" era um twist.

Já houve tempo em que balada era um ritmo, não sinônimo de farra, vide "Eu e a Brisa". "Roda Viva" era uma ciranda. "...das Rosas", uma valsa. "Ronda", "Carolina", "Ligia", "Até Quem Sabe", "Beijo Partido", "Folhas Secas", "As Rosas Não Falam" e dezenas de outros, sambas-canção.

E o que eram "Diz Que Fui Por Aí", "Quem Te Viu, Quem Te Vê", "Aquele Abraço", "Mudando de Conversa", "Pressentimento", "Sei Lá, Mangueira", "Você Abusou", "Tarde em Itapoã", "Apesar de Você", "País Tropical", "Foi um Rio que Passou em Minha Vida", "Águas de Março" e muitos e muitos mais? Sambas, grandes sambas.

Nenhum deles, "MPB".

As cantoras Cynara e Cybele interpretam "Sabiá", de Chico Buarque de Hollanda e Tom Jobim, e levam o prêmio Galo de Ouro, durante o Festival Internacional da Canção, no Maracanãzinho, em 1968 - Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.