Samuel Pessôa

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV) e da Julius Baer Family Office (JBFO). É doutor em economia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Samuel Pessôa
Descrição de chapéu inflação juros PIB

Inflação de demanda

Erra quem diz que alta nos preços resulta de choques de oferta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É comum pessoas que criticam a política monetária do Banco Central argumentarem que a inflação na economia mundial, hoje, é fruto de uma série de choques de oferta e que não se combate esse tipo de inflação com elevação da taxa de juros.

A argumentação tem dois erros. O primeiro factual: a inflação atual não deriva de choques de oferta. Ela está sendo causada por excesso da demanda sobre a oferta.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (D), e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (E), participam de debate temático sobre juros, no Senado Federal, sob a presidência do senador Rodrigo Pacheco. Campos Neto está do lado esquerdo da foto com a mão ao alto em gesto para pedir paciência. Haddad tem semblante sério. Ambos vestem trajes sociais.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (D), e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (E), participam de debate temático sobre juros, no Senado Federal, sob a presidência do senador Rodrigo Pacheco. A ministra do Planejamento, SImone Tebet, também participa do debate. - Pedro Ladeira/Folhapress

É fato que o início do processo inflacionário, há dois anos, deveu-se a uma sequência incrível de choques de oferta. Tivemos: gripe suína africana que dizimou o rebanho suíno chinês no segundo semestre de 2019; recuperação em ‘V’ da economia mundial a partir do segundo semestre de 2020, que criou gargalos em todas as cadeias globais de valor; choques climáticos no Brasil em 2021 e na Argentina em 2022, afetando profundamente as safras 2021/2022 e 2022/2023; e guerra na Ucrânia em 2022, que encareceu os alimentos.

Mas os choques de oferta estão ficando para trás. A inflação de bens industriais no Brasil, segundo a prévia da inflação de abril, o IPCA-15 de abril, rodou nos primeiros quatro meses do ano em 1,8%. No mesmo período do ano passado, a inflação para bens industriais foi de 4,8%. Para alimentos, tivemos 0,9% para os primeiros quatro meses de 2023, ante 8,3% para o mesmo período de 2022. Há claríssima reversão dos choques de oferta. E é essa reversão que explica a queda da inflação em 12 meses do zênite de 12,2% em maio de 2022 para 4,2% de abril.

O problema é que a queda da inflação cheia foi acompanhada por elevação da inflação de serviços. Em abril, a inflação de serviços em 12 meses rodou a 7,6%. Para o mesmo período do ano passado, serviços fecharam a 6,7%, quase 1 ponto percentual abaixo! Ou seja, a inflação de serviços tem se elevado.

No FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), acompanhamos um núcleo de serviços que retira passagens aéreas, por serem muito voláteis; alimentação fora do domicílio, por acompanhar a inflação de alimentos de perto; e itens de serviços, cuja formação do preço é muito ligada à política de salário mínimo.

Este núcleo dos serviços fechou abril, no acumulado de 12 meses, em 6,8%, uma leve queda ante os 7,2% observados para o mesmo período do ano passado. Para os primeiros quatro meses do ano, esse item fechou em 3,3%, também apresentando leve queda frente aos 3,9% apresentados nos primeiros quatro meses de 2022. A inflação é de demanda.

O segundo erro no enunciado do primeiro parágrafo desta coluna é a ideia de que não se combate inflação causada por choque de oferta com elevação da taxa de juros.

Se o choque de oferta elevar a inflação e as expectativas de inflação, o juro nominal precisa subir para que o juro real fique constante. Adicionalmente, se o choque for muito persistente e se a situação anterior era de equilíbrio entre oferta e demanda a pleno emprego, será necessário reduzir a demanda. O instrumento é a taxa de juros.

Pela última PNADC, a massa salarial real de março de 2023 subiu acima de 10%. A taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2023 fechou a 8,1% (já considerando o ajuste pela sazonalidade da série), menor do que a taxa natural de desemprego.

O início de um ciclo de corte de juros requererá sinais de que a dinâmica da inflação dos serviços virou.

Semana passada tratei de algumas inconsistências do novo arcabouço fiscal que podem ser tratadas pelo Congresso Nacional. A carta do Ibre de março elabora em mais detalhes esses temas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.