Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo

Pela 1ª vez, Festival Brasileiro da Cerveja divide vencedoras pelo tamanho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Blumenau (SC)

​Mais uma vez Blumenau é invadida pelas melhores cervejas do país na sétima edição do Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece até sábado (16) na Vila Germânica —mesmo palco da tradicional Oktoberfest na cidade.

Mas antes do festival, aberto ao público, vem o concurso. E é ali que são definidas as melhores cervejarias e estilos produzidos no país. Os números são grandiosos: 515 cervejarias de 20 estados inscreveram 3.115 rótulos de 156 estilos e subestilos diferentes (sim, têm isso tudo mesmo).

Porém a novidade mesmo veio na divulgação do resultado. Pela primeira vez, as cervejarias foram separadas pelo tamanho (pequeno, médio e grande porte). Assim, a Cathedral —surpreendente campeã do ano passado—, ficou com o bicampeonato, mas agora na categoria médio porte (10.001 a 100 mil litros).

 
Cerveja Meio-Tento, da paranaense Cathedral
Cerveja Meio-Tento, da paranaense Cathedral - Divulgação

Entre as que produzem mais de 100 mil litros (grande porte), o título inédito ficou com Backer, marca mineira que pode ser encontrada facilmente em empórios e supermercados que investem em rótulos artesanais, principalmente com a série Três Lobos.

Já entre as pequenas cervejarias, com produção mensal até 10 mil litros, a vencedora foi a Suricato Ales, de Porto Alegre, que levou a Blumenau receitas inventivas e ganhou duas medalhas entre as double india pale ale: bronze para Superego e ouro para Meu Ego Eh Muito Maior que o Teu —os nomes, apesar de engraçadinhos, não estava sendo avaliado pelos jurados, que fazem degustação cega.

Se a eleição fosse como no passado, a paranaense Cathedral, de Maringá, seria a única campeã, com 13 medalhas no total, incluindo uma prata para a strong pale ale Hora Extra e uma ouro para a dunkel Thelma Zora, entre outras.

Ao contrário de muitas cervejarias que também montam estandes no festival, a Cathedral só participou do concurso. “Quer tomar a melhor cerveja do Brasil? Então vem para Maringá”, brinca o sócio-proprietário Daniel Chaves. Para ele, os títulos aumentam a representatividade e o orgulho da marca na própria cidade.

Com capacidade de 10 mil a 15 mil litros por mês, a principal preocupação de Chaves é atender a região. “Somos uma cervejaria local. Após o primeiro título, inauguramos o Cathedral Sports Bar. Na semana passada inauguramos também uma hamburgueria, com isso, a produção aumentou”.

Para os geeks cervejeiros de São Paulo, Chaves diz que estão estudando uma distribuição exclusivamente para a região metropolitana. “Devemos ter novidades em breve”, avisa o bicampeão. Quem passar por Blumenau até sábado (16) ainda pode provar outras premiadas.

As campeãs
Grande porte (acima de 100 mil litros) - Backer (MG)
Médio porte (de 10.001 a 100 mil litros) - Cathedral (PR)
Pequeno porte (até 10 mil litros) - Suricato Ales (RS)

O jornalista viajou a convite do Festival Brasileiro da Cerveja​

 

Festival Brasileiro da Cerveja

  • Quando Até 16/3 (sáb.)
  • Onde Vila Germânica - R. Alberto Stein, 199, Blumenau
  • Preço Ingr.: R$ 36 (sábado)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.