Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo

Pinheiros abriga primeiro bar da Hoegaarden no mundo

Com o novo Greenhouse, cerveja belga ganha casa no largo da Batata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando se fala de witbier, difícil não pensar na belga Hoegaarden, a mais popular do estilo. É ela a principal atração do novo Greenhouse, bar na região do largo da Batata, em Pinheiros, ainda em versão soft opening —a abertura oficial ocorre neste sábado (30).

Mais do que isso. São Paulo sedia o primeiro bar da famosa marca belga no mundo. 

Em ambiente ao mesmo tempo elegante e descolado, cercado de muito verde (são 264 plantas), a casa abre próxima de outro monumento cervejeiro, a Goose Island, da mesma Ambev. Isso explica a carta cervejeira, com outros rótulos do grupo, como a Leffe ou a belgian witte da mineira Wäls. Além do belo balcão, a decoração é completada com uma linha do tempo na parede dos banheiros (se a casa estiver cheia, talvez demore um pouco para vê-la completa).

Mas a pedida é o chope da Hoegaarden, inédito nas Américas, que chega diretamente da Bélgica. Ele é servido no copo tradicional (por R$ 14), pré-resfriado e chega à mesa decorado com uma fatia de laranja —intensificando o aroma da cerveja de trigo, que traz sementes de coentro e casca de laranja em sua tradicional fórmula.

Das torneiras saem ainda outros dois exemplares: uma india pale ale ao estilo belga (mais trigo, menos lúpulo) e uma blond ale. As duas são fabricadas, ali do lado, nos tonéis da prima Goose Island. Mas não são servidas na cervejaria originária de Chicago, apenas na Greenhouse.

Há também drinques autorais que incluem o chope entre os ingredientes, como o Gaarden Fresh, que acrescenta ainda vodca, suco de limão e jerez; ou o Cachaça Wit, com o destilado, suco de laranja, espuma do chope e bitter —para os clássicos, negroni e fitzgerald também são servidos.

Para comer, a casa oferece um cardápio enxuto, com opções de pratos, como o ótimo steak tartare, mas que privilegia os snacks (servidos apenas após às 19h), exemplo do Vol au Vent (queijo brie com mel de laranjeira envolto por uma massa folhada). Durante a tarde, outra pedida são as tartines, como a Wit 3, com salmão marinado, avocado e picles. Todas as sugestões fazem boa companhia à estrela da casa. Cheers.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.