Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo
Descrição de chapéu
Sandro Macedo

Série 'Dirigir para Viver', da Netflix, leva edição BBB para a F1

Produção atrai público jovem, mas pilotos estão cada vez mais se afastando do programa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Imagine que você está sentadinho no sofá, acompanhando o final de uma produção no streaming. A cena: em um ambiente iluminado, que inclui decoração natalina, dois homens se encontram e observam com admiração um troféu. Então o mais jovem dá um presente ao mais velho, que retribui com um abraço afetuoso.

Corta para a cena derradeira. A trilha sonora ganha notas de tensão. A câmera aponta para um homem sisudo de cabelo impecável, vestido de preto, num fundo escuro. E sem mover nenhum músculo facial a mais que o necessário ele diz: "Todo mundo será um alvo no ano que vem". Uoouuu, arrepiei só de lembrar.

Poderia ser algum spin-off de "Star Wars", mas é o final da quarta temporada de "Dirigir para Viver", a série da Netflix que mostra os bastidores da temporada de 2021 da F1. O final feliz é entre Christian Horner, como um bom mestre Jedi, e Max Verstappen, seu jovem aprendiz da Red Bull. E quem faz as vezes de Darth Vader prestes a construir a nova Estrela da Morte é, claro, Toto Wolff, o todo-poderoso da Mercedes.

Toto Wolff conversa com a equipe da Mercedes durante GP de F1
Toto Wolff conversa com a equipe da Mercedes durante GP de F1 - Andrej Isakovic - 5.dez.2021/Reuters

Ainda que o final da série tenha que reproduzir o final da temporada (Verstappen feliz, Hamilton deprimido, Toto puto), "Dirigir para Viver" está longe de ser um simples resumão do ano. Em dez episódios, a série não está interessada em dar um panorama cronológico do campeonato, mas sim em explorar (ou criar?) alguns dramas pessoais ou, melhor, alguns conflitos.

Mais do que Hamilton e Verstappen, os personagens principais da quarta temporada são Wolff e Horner, os respectivos chefes de equipe. Entre um episódio e outro surgem ótimos coadjuvantes, como o simpaticão Daniel Ricciardo, a jovem estrela George Russell, o preguiçoso novato Yuki Tsunoda —pelo menos, assim foi registrado— e o desastre ambulante Nikita Mazepin.

Desde o primeiro episódio, a série explora a rixa entre Horner e Wolff. Até nas conversas de Horner com sua mulher, a ex-spice Geri Horner. O confronto pessoal ficou para o nono episódio, quando os dois são convocados para uma entrevista conjunta antes do penúltimo GP.

"Como está a relação entre Red Bull e Mercedes?", questiona um jornalista aos dois. Após um longo silêncio, Horner fala: "Não há relação, não preciso puxar o saco dele". Wolff devolve dizendo que o campeonato começou como uma luta de boxe olímpico, virou boxe profissional e chegou ao final como uma luta de MMA. Quase dá para achar que é a Netflix quem conduz a entrevista, devem ter chorado de alegria com as respostas.

Sucesso de público, "Dirigir para Viver" tem ajudado a atrair a atenção dos jovens fãs para a categoria. Por outro lado, os próprios pilotos estão cada vez mais se afastando do programa por considerá-lo "fake".

Você não verá entrevistas isoladas de Verstappen porque o piloto resolveu não participar. Neste ano, Lando Norris criticou a série, afirmou que os áudios não correspondem ao que acontece na pista, e que a série faz edições fora de contexto apenas para construir uma narrativa. Bem-vindo à F1-BBB, querido e inocente Lando. O ex-piloto Damon Hill também criticou a série ao afirmar que ela está alimentando rivalidades no paddock e na torcida.

​Se o fim da quarta temporada da série teve jeitão de "Star Wars", com novos heróis triunfando e um Toto Vader irado, vamos ver se a temporada de 2022 vai virar "O império da Mercedes contra-ataca" no streaming. A largada será neste domingo (20), no desértico cenário do Bahrein. A ver quem serão os escolhidos para os papéis de mocinhos e vilões do ano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.