Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo

Chegou a hora de falar sobre a Copa do Mundo

Jogadores que atuam no futebol brasileiro podem perder a esperança com Tite

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Algumas semanas parecem mais especiais que outras no esporte mundial. Nos últimos sete dias, por exemplo, tivemos uma final de Champions League (na qual prevaleceu o pacto com o diabo), o tradicional (e neste ano chato) GP de Mônaco, mais um duelo histórico entre Nadal e Djokovic (que pode até ser o último) e uma incrível "semifinal" da NBA, entre Boston e Miami (e, agora, "go, Boston, Juca Kfouri").

Dito tudo isso, vamos falar de outra coisa: Copa.

Jogadores do Brasil e da Coreia do Sul após a vitória brasileira por 5 a 1 em amistoso
Jogadores do Brasil e da Coreia do Sul após a vitória brasileira por 5 a 1 em amistoso - Anthony Wallace/AFP

O clima de Copa está no ar. Primeiro porque junho é mês de Copa, ou sempre foi, ou deveria ser. Nesta mesma época, há quatro anos, a escalação final de Tite já tinha sido divulgada. E estávamos a menos de duas semanas da estreia do Mundial da Rússia.

Mesmo com a Copa sendo adiada para novembro, o fim da temporada europeia e a atual data Fifa com o amistoso desta quinta entre Brasil e um não sul-americano, no caso, a Coreia do Sul, criaram um bom esquenta.

Algumas observações pós-amistoso com goleada por 7-2 a 1. Quem tinha que ser testado, foi testado. Pouquíssimo provável que apareça uma novidade que ainda não teve chance com o professor Tite.

Para os jogadores brasileiros que atuam no país, esqueçam. Raphael Veiga, Hulk ou qualquer outro vingador não será chamado. E se Hulk fizer 40 gols no Brasileiro, for artilheiro e campeão da Libertadores e da Copa do Brasil? Não vai.

O único jogador de linha por aqui com chance (e boa) de ir ao Mundial é Guilherme Arana. Para o palmeirense Danilo, as possibilidades aumentarão se ele for transferido para a Europa. No alviverde, as chances são pequenas com a lista de 23.

Para os brasileiros daqui também depõe contra o fato de a Copa ser no final do ano, o que significa que todos estarão com a língua para fora. Os que jogam na Europa, como quase todo o time de Tite, estarão na primeira metade da temporada, animadões.

Depois do jogo desta quinta-feira (2) já deve ter muita gente torcendo para a Coreia terminar em segundo no Grupo H (com o Brasil em primeiro no G), assim, poderíamos enfrentá-los nas oitavas. Mas treino é treino, jogo é jogo, e é bom lembrar que foram os coreanos que terminaram de enterrar a Alemanha na Copa da Rússia.

Se o ataque parece que vai muito bem e Gabriel Jesus provavelmente carimbou o passaporte, assustou um pouco ver o atacante coreano girar com certa facilidade contra Thiago Silva.

Mais importante que o 5 a 1 do Brasil foi os 3 a 0 da Argentina contra a Itália. Até por não ir ao Mundial, os italianos levaram a sério a tal Finalíssima, e levaram um baile. Nem na Copa de 2014, quando foi finalista, a Argentina pareceu tão forte quanto agora. Talvez pela primeira vez Messi tenha um time que não precisa carregar sozinho.

E mais importante que o 3 a 0 da Argentina foi o 3 a 1 da Ucrânia contra a Escócia. A entrada no campo com todos os jogadores enrolados na bandeira já foi emocionante. Tenho a impressão de que nem os escoceses ficaram chateados com a derrota —eles têm pubs. A Ucrânia está a um jogo da Copa, vai decidir a vaga em Cardiff, contra País de Gales, do craque Gareth Bale, o jogador mais descansado da temporada. Os ucranianos têm a torcida do resto do mundo… menos de Putin.

Stranger Things

Desde que estreou a nova temporada de "Stranger Things", na Netflix, nenhum treinador é demitido na Série A; e o time que está em último lugar é um dos mais elogiados rodada após rodada. Coincidência?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.