Descrição de chapéu Velocidade

Max Verstappen vence GP de Mônaco e assume liderança do Mundial

Lewis Hamilton, que liderava a temporada, chegou na sétima colocação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Max Verstappen venceu neste domingo (23) o GP de Mônaco, quinta etapa da temporada, e assumiu pela primeira vez em sua carreira a liderança do Mundial de F1.

O holandês da Red Bull, segundo no treino classificatório deste sábado (22), começou a prova em primeiro lugar —Charles Leclerc, pole position, não conseguiu largar— e venceu com vantagem de 8s968 sobre o segundo colocado, Carlos Sainz, da Ferrari. Lando Norris, da McLaren, completou o pódio, na terceira posição.

Max Verstappen, da Red Bull, durante o GP de Mônaco - Gonzalo Fuentes/Reuters

Esta é a 12ª vitória da carreira do piloto de 23 anos e a segunda da temporada 2021.

Com o resultado, Verstappen alcançou 105 pontos no campeonato, ultrapassando Lewis Hamilton, que chegou em sétimo lugar em Mônaco e tem 101 pontos. O inglês Lando Norris está em terceiro, com 56 pontos.

"É tão especial vencer aqui. Uma corrida incrível", disse Verstappen, que manteve o controle sobre a prova do começo ao fim.

"Você sempre quer ganhar esse grande prêmio. Lembro de quando eu era muito pequeno e já assistia esse grande prêmio, então estou muito orgulhoso."

Charles Leclerc, pole position da prova, bateu na barreira de proteção durante o treino classificatório deste sábado (22) e danificou o eixo esquerdo da sua Ferrari, que não pôde ser reparada até o início da prova.

Valtteri Bottas, que saiu no segundo lugar, teve que abandonar a prova no pitstop, na 31ª volta. Devido a um problema mecânico, a equipe não conseguiu trocar uma das rodas de seu carro.

A Williams atingiu a marca de 750 GPs de sua história na prova deste domingo. Fundada em 1977, a escuderia inglesa é a terceira com mais corridas na categoria, atrás de Ferrari (1.012) e McLaren (884).

Nas arquibancadas espalhadas pelas ruas de Monte Carlo, cerca de 7.500 torcedores (40% da capacidade total) puderam acompanhar a prova —foi a corrida com a maior presença de público no ano. Na abertura do campeonato, no Bahrein, cerca de 4.500 pessoas vacinadas e sem sintomas de Covid-19 puderam ir ao autódromo de Sakhir. Os GPs seguintes, o de Elimia-Romagna e o de Portugal, foram realizados com os portões fechados. Já a disputa na Espanha teve mil espectadores.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.