Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo

O fim de uma era no prêmio The Best da Fifa

E o regulamento do Campeonato Paulista continua horroroso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como esperado, o The Best da Fifa coroou um trintão nesta segunda (27). Messi, 35, foi escolhido o melhor pelo que fez nos 30 dias que se passaram na tal Copa do Mundo, entre novembro e dezembro, pela seleção argentina. Esqueça a temporada meia-boca (meia-boca no padrão Messi) pelo Qatar Saint-Germain.

Assim, o trintão Benzema, 35, foi superado, mesmo tendo feito pelo Real Madrid a melhor temporada —no sentido mais amplo da palavra— entre todos os concorrentes.

Messi recebe prêmio The Best do presidente da Fifa, Gianni Infantino
Messi recebe prêmio The Best do presidente da Fifa, Gianni Infantino - Franck Fife/AFP

Como quem concede o The Best é o mesmo grupo que organiza a Copa (no caso, a Fifa), Messi levou vantagem.

Sim, sim, teve também o terceiro concorrente, o jovenzinho Mbappé, amiguinho de Messi no PSG, que completou 24 primaveras logo depois da final da Copa. No entanto, apesar de artilheiro do Mundial, Mbappé perdeu a final. E apesar de ser o melhor do trio do PSG, perdeu "a Europa" para Benzema. Não tinha como ser coroado The Best.

Mas a estrada de Mbappé é longa e ele tem muito a percorrer. A de Messi parece perto do fim. Provavelmente estaremos vendo pela última vez a presença do argentino no trio de melhores do mundo.

Cris Ronaldo e Messi concorreram a quase todas as eleições individuais dos últimos 15 anos. Aliás, Cris também estava na festa do The Best, concorrendo para integrar o "melhor 11" da temporada. E ficou fora.

Já vai longe o ano de 2007, quando Kaká foi escolhido o melhor jogador do mundo. Naquele ano, o brasileiro do Milan superou justamente Messi e CR7 para ficar com a honraria. Infelizmente, devido às contusões e a consequente queda de rendimento, Kaká não conseguiu acompanhar a dupla que dominou o futebol nos últimos anos.

Assim como aconteceu com os supostos novos Federers ou Nadais, gerações inteiras surgiram e já partiram sem que Messi e Cris Ronaldo perdessem os respectivos status nas premiações individuais.

Mas agora é o fim, chega. Cris Ronaldo já entendeu isso. E foi garantir a casa própria da família no século 25 com o dinheiro das Arábias —a dos outros séculos já está garantida.

No PSG, Messi estava anos-luz distante do brilho que já teve no Barcelona, o que não signfica que ele está jogando mal. Mas ai teve a Copa, seu canto do cisne. E como ele cantou.

A não ser que leve o Al Nassr ao título do Mundial de Clubes, não imagino que Cris Ronaldo volte a figurar em qualquer Best que não seja o Melhor das Arábias.

Inexplicavelmente ausente da festa deste ano, Vinicius Junior tem tudo para virar figura fácil a partir do próximo ano ao lado de Mbappé, ocupando inclusive o espaço deixado por Neymar —outro que tinha o talento, mas não conseguiu acompanhar Messi e CR7.

O jovem Haaland, que deve ter feito algum gol enquanto esta coluna é escrita, é o outro monstro da nova era The Best. E tem mais gente em alto nível para a próxima festa. Que tal Rashford, do Manchester United, o melhor jogador do pós-Copa? Ou Saka, o jovem que está fazendo o Arsenal sonhar com o título da Premier League, a principal liga do mundo? E ainda tem Gavi ou Pedri, da nova safra barceloneta… E já imagino Endrick no top 3 de 2032, nem precisa chorar. O The Best vai ficar bem.

Coisas do Paulistinha
Ao falar sobre a aberração do regulamento do Paulistinha, um comentarista na TV disse neste fim de semana que "o Paulista tem suas sutilezas". Sutil foi o comentário.

O regulamento é horroroso. Afinal, se a competição terminasse hoje, teríamos nas quartas de final o primeiro (Palmeiras) contra o segundo (São Bernardo); o terceiro (São Paulo) contra o quarto (Água Santa); e o Corinthians, que está em quinto, contra o 13º (São Bento) dos 16 participantes. Isso se o 14º não ultrapassá-lo. Parabéns a todos os envolvidos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.