Sílvia Corrêa

É jornalista e médica veterinária, com mestrado e residência pela Universidade de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sílvia Corrêa

Sim, os cães sentem ciúmes

Estudo mostra que o sentimento nos animais se assemelha ao de crianças de até 2 anos

O ciúme tem uma função: tentar manter um relacionamento social que, aos olhos do ciumento, é ameaçado por um terceiro —​estranho ou não.

Que nós sentimos, ninguém tem dúvida. Uns mais, outros menos.

Mas, e os cães, sentem ciúmes?

Para tentar responder a essa pergunta, um grupo de pesquisadores da Hungria observou o comportamento de 25 cães quando, em um quarto de 15 m², eles eram ignorados pelo responsável, que passava a dar atenção apenas a um outro cão —ora familiar, ora desconhecido— ou a um objeto inanimado —um carro de controle remoto que se mantinha estacionado, uma garrafa térmica ou um jornal.

Cãozinho de pelos marrom claros e com manchinhas em marrom escuro olha desconfiado para o dono, ao fundo da imagem, agachado, vestindo uma camiseta laranja, calça preta e tênis branco, dando atenção a outro cachorro, branco com manchinhas marrons
Rodrigo Fortes

​E os resultados ganharam as páginas da Nature, uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo.

Os pesquisadores perceberam que, na presença de outro animal, os cães mantêm o olhar fixo no responsável por mais tempo do que o fazem quando o alvo da atenção é inanimado. Também ficam perto do responsável por períodos maiores e fazem mais tentativas de separá-lo do suposto rival quando ele é outro cão.

A conclusão do estudo é que, sim, eles sentem ciúmes. E que os mecanismos que acionam o comportamento ciumento podem ser comparados aos observados em crianças com menos de dois anos de idade, o que faz do ciúme uma emoção ainda mais primitiva do que se imaginava.

Bom, se o estudo não muda em nada o relacionamento com seu cão, talvez sirva para você se defender na próxima crise conjugal. Afinal, sentir ciúmes é quase instintivo. E foi a Nature que disse.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.