Solange Srour

Diretora de macroeconomia para o Brasil no UBS Global Wealth Management.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Solange Srour

QE brasileiro, licença para gastar?

Compra de títulos pelo BC gera incerteza ao relaxar restrição orçamentária permanentemente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana, tivemos a aprovação da PEC do Orçamento de Guerra, que permite ao BC comprar títulos públicos. O arsenal para o combate dos efeitos da pandemia na estabilidade financeira foi bastante ampliado.

A partir de agora, será possível a implementação do chamado “quantitative easing” (QE) ou afrouxamento monetário, instrumento utilizado por bancos centrais de EUA, Europa e Japão desde 2007, quando estourou a crise financeira.

O QE é uma política monetária não convencional, acionada quando a taxa de juros básica da economia está perto de zero ou negativa, não sendo mais possível baixá-la. Ao comprar títulos, os BCs criam uma quantidade de dinheiro, chamada de reservas, que são depositadas nos bancos, aumentando a liquidez financeira e turbinando a capacidade de empréstimos.

No entanto, o QE é também uma forma de financiamento não explícito do gasto público. Ao ter um comprador cativo para seus títulos, a política fiscal pode ser usada sem limites, já que a capacidade de o BC criar reservas é infinita. O Tesouro não precisa mais se preocupar em não encontrar demanda ou ter de incorrer em um custo de financiamento muito elevado.

Em termos práticos, o QE abre possibilidade de monetizar o déficit fiscal de forma permanente e, consequentemente, traz consigo o risco inflacionário.

Parece impensável falar em inflação, neste momento, diante de uma recessão sem precedentes, commodities despencando e expectativas de IPCA no nível mais baixo da história. O risco inflacionário não está no curto prazo, mas não por isso pode ser ocultado. O Brasil é o país que contempla o presente, culpa o passado e ignora o futuro.

Em algum momento, talvez um ou dois anos, a pandemia será controlada, o mundo voltará a crescer, a demanda doméstica se estabilizará, e como estará nossa política fiscal? Estaremos com o arcabouço fiscal intacto? Teremos condições de retomar as reformas para controlar os gastos obrigatórios?

Atualmente, as suspeitas são que o teto de gastos será abandonado e estaremos sem nenhuma regra fiscal crível. Os sinais do Congresso e do próprio Executivo são negativos. Como se não bastasse a crise de saúde, produzimos uma crise política/institucional, que agrava a econômica. Esse foi, aliás, um dos fatores citados pela Fitch ao revisar a perspectiva de nosso rating de estável para negativo.

Diante da perda de popularidade do presidente e da ameaça de impedimento, ideias populistas começam a pipocar, como colocar todos os trabalhadores informais na rede de assistência social, em vez de incentivar a sua formalização.

Outras envolvem recriação de ministérios, volta dos subsídios para o setor elétrico, capitalização de empresas como a Embraer e uso de fundos garantidos pelo Tesouro para turbinar o crédito via bancos públicos.

Seriam essas medidas temporárias? Podem ser, mas o risco é grande. A extensão dos programas de manutenção do emprego e coronavoucher já conta com o aval do governo.

Nesta semana, deputados da base do governo permitiram reajuste no funcionalismo dos estados e municípios. O Congresso, há poucas semanas, voltou a aprovar as mudanças no BPC, medida não relacionada à crise de saúde, de efeitos permanentes e ainda não vetada.

A sustentabilidade da dívida está em xeque, assim como o controle da inflação. O QE é mais um fator de incerteza ao relaxar a restrição orçamentária de forma permanente.

Para piorar, nem sequer temos um BC independente. Por sermos uma economia aberta, corremos o risco de uma saída forte de recursos e de uma desvalorização expressiva do real.

Mesmo em países com histórico fiscal austero, como a Alemanha, a preocupação com a consistência das políticas não é descuidada. Não à toa nesta semana a Corte Constitucional alemã decidiu que o Banco Central Europeu tem de demonstrar que as compras de títulos públicos dos últimos anos estavam de acordo com o equilíbrio da política econômica da região.

A confiança de que o Brasil voltará para a rota da responsabilidade fiscal é crucial para que o mercado aceite carregar títulos longos a taxas que não coloquem nossa dívida em trajetória explosiva.

O BC não deve ser comprador de última instância dos títulos públicos num governo sem credibilidade, sob o risco de perdermos o controle da inflação.

Estamos na prática recriando a conta-movimento, que teve seu auge nos anos 1970 e permitia ao Banco do Brasil emitir moeda toda vez que o governo central assim determinasse. Há muitas dúvidas sobre a possibilidade de a nova PEC vir a ser de fato positiva para a estabilidade financeira.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.