Suzana Herculano-Houzel

Bióloga e neurocientista da Universidade Vanderbilt (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Suzana Herculano-Houzel
Descrição de chapéu Mente

Torcer é sentir-se vivo

Por que o futebol pode ser tão envolvente?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eu não costumo ter muita paciência para ver jogos de futebol. Não me identifico com nenhum clube —aliás, não gosto de clubes, ponto, justamente pela premissa de exclusividade; só faço parte da Sociedade de Neurociências norte-americana por necessidade profissional. O que para uns é uma deficiência no meu currículo para mim é ponto de honra. Meu clube é qualquer lugar onde todos sejam bem-vindos.

Mas rejeitar clubes não quer dizer não ser capaz de me identificar com time algum. O amarelo da camisa da seleção brasileira em campo, no vôlei e no futebol, me transporta para a quadra como se cada jogador com posse de bola fosse meu avatar em um videogame.

Jogadores da seleção brasileira comemoram o gol de Casemiro, na vitória sobre a Suíça, nesta segunda-feira (28) - Nelson Almeida/AFP

É preciso alguma parecença para o cérebro se transportar para o bonequinho na tela. Por isso a customização de avatares em jogos e agora telefones é um hit: porque, na verdade, a identificação não é opcional, é uma necessidade. Se o avatar não me representa, não sou eu —e se não sou eu, eu não ligo para o jogo.

Pois minha identificação com os jogadores de camisa amarela é enorme —as várias cores de pele, a ginga, a irreverência, o tratamento pelo primeiro nome, a familiaridade com a visão do todo amarelinho no gramado. Consequência: pelo espelho da televisão, o cérebro desta torcedora não só dá ordens como se tivesse algum controle sobre as ações alheias, mas vibra com o passe bem calculado, a bicicleta no momento certo, e a bola no fundo da rede, resultado da ação que, convenhamos, eu ajudei a fazer acontecer com todas as ações mentais da minha torcida, não é mesmo?

Porque é isso que torcedor de esportes coletivos faz: joga o melhor dos videogames, um em que não é preciso teclado ou controle em mãos porque os jogadores da tela parecem receber magicamente suas ordens por telepatia. Você manda eles pra cá, e eles vão. Manda chutar, e eles chutam. E se manda e eles não obedecem, você dá-lhes uma bronca bem dada, palavrões incluídos liberalmente —porque onde já se viu o seu avatar na tela se recusar a seguir suas ordens? – e pronto, eles se mancam e se emendam.

O resultado é que descobrir-se torcedor num jogo de futebol é uma experiência que só perde para jogar de verdade. O torcedor completamente imerso —o que assiste ao jogo, mesmo, e não tira os olhos do gramado, não o que dá uma olhadinha do telefone de vez em quando— tem todas as emoções fortes garantidas pelo envolvimento mental e emocional com a partida.

Eu escrevi aqui outro dia que são emoções fortes que fazem a gente se sentir vivo, coisa que o bom cinema nos proporciona. Mas um jogo de futebol movimentado, daqueles em que os jogadores parecem de fato seguir as ordens dadas do conforto do nosso sofá, é ainda melhor, justamente por causa da ilusão de sermos agente dos acontecimentos. Pouca coisa dá mais prazer ao cérebro do que comandar uma ação e ver o resultado esperado acontecer.

Torcer é sentir-se vivo —e ganhar o jogo é sentir que todos os seus esforços foram recompensados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.