É professor e vice-diretor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.
Sem perder o foco
Você já deve ter ouvido uma história semelhante: o empreendedor começa um negócio, digamos, um espaço para festas infantis. Ele aproveita e monta um buffet de alimentação para atender às suas festas e a de outros interessados. Como ele precisa de pessoas especializadas em recreação infantil, resolve abrir uma empresa para treinar essas pessoas, oferecendo esses serviços também a terceiros. E por que não montar um estacionamento na porta da espaço? Assim, em vez de um, ele acaba gerenciando quatro negócios -e em pouco tempo todos terminam fechando.
Em suas atividades cotidianas, todo bom empreendedor pode vislumbrar uma série de oportunidades para fornecimento de produtos e serviços, seja para sua própria empresa ou para o negócio de outros.
No entanto, ir ao encontro dessas oportunidades pode ser um erro fatal, pois ao fazer isso o empreendedor perde o foco e pode desviar sua atenção de seu negócio principal.
Gerenciar um negócio é extremamente difícil e demandante; imagine vários negócios distintos, que exigem "expertises" e capacidades diferentes. Deixe isso para grandes empresas, que têm dinheiro e condições para se integrarem verticalmente.
Uma dica para o empreendedor é segurar a tentação e manter o foco no seu negócio. As oportunidades paralelas podem ser exploradas por meio de parcerias com outras empresas, que além de serem especializadas em tais atividades, podem funcionar como fonte para a indicação de novos clientes.
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