Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana

Arroz jamaicano com ervilha vale para ocasiões especiais

Prato, que também leva cebola roxa no balsâmico e hortelã, é sucesso, mas nem sempre dá certo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A receita de hoje é perfeita para quem quer preparar um jantar especial, sem gastar muito tempo ou dinheiro na cozinha. Espero que algum casal consiga fazer para celebrar o aniversário de namoro, ou de casamento —tentei fazer no meu, mas deu tudo errado.

A culpa não foi da receita. No fatídico dia 21 de janeiro, saí do trabalho e entrei no shopping, decidida a preparar uma surpresa daquelas. Entrei numa loja de lingerie, experimentei várias, não levei nenhuma.

.
Arroz jamaicano de Luisa Mafei - Luisa Mafei

Entrei numa loja de eletrodomésticos, agarrei um aspirador portátil (existe presente melhor para um marido asmático?), mas a longa fila do caixa me convenceu de que ninguém ali estava prestes a celebrar nada, então desisti.

Frustrada, busquei refúgio no meu lugar seguro: o supermercado.

Comecei a encher o carrinho com ingredientes para preparar o menu tailandês que havia sido o tema da aula que dei naquele dia, mas, ao pensar em todo mise en place que teria que fazer, só consegui sentir pena das minhas alunas que passaram quatro horas de pé cortando pimentão e chalotas em petit brunoise.

Lembrei-me, então, de uma receita superfácil que aprendi a preparar quando cursei a Le Cordon Bleu, um arroz jamaicano com feijão e leite de coco.

Na impossibilidade de encontrar o feijão gungo da receita original (um feijão redondinho e marrom claro, cujo sabor suave se assemelha ao nosso feijão de corda), agarrei um saco de ervilhas congeladas. Para dar uma incrementada no prato, peguei uma cebola roxa —isso mesmo, uma única unidade—, um maço de hortelãs, farinha panko (tradicionalmente utilizada em empanados asiáticos, mas eu amo fazer farofa com ela), vinagre balsâmico e um punhado de amêndoas.

Cheguei em casa com todos os ingredientes para uma noite perfeita. Apaguei todas as luzes, acendi velas. Na falta de rosas, joguei flores secas de chá em cima da cama e vesti minha camisola do Piu Piu.

Comecei a refogar o alho para o arroz e... pumba! A eletricidade veio abaixo, no prédio todo.

Preparei uma salada de tomates com ervilhas, amêndoas e cebola roxa às pressas, ressuscitei um pão velho, abri o vinho e mantive a pose, sentada na mesa, à espera do homem que, ao entrar em casa, disse apenas: "Acabou a luz no bairro todo".

E que, ao olhar para a mesa, completou: "Não quer pedir uma pizza?".

Meses depois, postei a receita no meu Instagram e uma seguidora comentou que fez no seu aniversário de casamento, e que foi um sucesso. Valeu por cada ervilha descongelada que comi naquela noite —o entregador trocou as pizzas, e para nós sobrou a havaiana, com muito queijo de vaca, abacaxi e presunto.


Arroz jamaicano

Rendimento: 2 porções

.
Receita é boa para ocasiões especiais - Luisa Mafei

INGREDIENTES PARA O ARROZ

½ xícara de arroz basmati

2 xícaras de ervilhas congeladas

200 ml de leite de coco

200 ml de água

4 colheres de sopa de cebolinha cortada em rodelinhas

4 colheres de sopa de hortelã cortada em tirinhas

3 dentes de alho

1 colher de sopa de azeite

Pimenta preta, a gosto

INGREDIENTES PARA AS GUARNIÇÕES

1 cebola roxa média

1 colher de sopa de azeite

3 colheres de sopa de vinagre balsâmico

¼ xícara de amêndoas

½ xícara de farinha panko, ou de farinha de rosca

1 colher de sopa de manteiga vegana

PREPARO

  1. Arroz: Corte o alho em cubinhos e leve para refogar no azeite. Quando começar a dourar, junte a cebolinha e misture. Adicione o arroz e refogue por mais 2 minutos. Acrescente as ervilhas, e mexa até descongelar. Verta o leite de coco e a água e tampe a panela. Cozinhe em fogo médio até a água evaporar.

  2. Cebola: Corte a cebola roxa (com a casca) em rodelas de 2 cm. Leve para grelhar na frigideira com um fio de azeite. Quando estiver dourada, vire cada anel de cebola e adicione água, o suficiente para ficar rente aos anéis de cebola. Tampe a frigideira e cozinhe em fogo médio até a água evaporar completamente. Abra a frigideira, regue os anéis de cebola com o vinagre balsâmico e desligue o fogo.

  3. Farofa: pique as amêndoas e reserve. Leve a manteiga para derreter na frigideira. Junte as amêndoas e uma pitada de sal e mexa até dourar. Adicione a farinha e mexa em fogo baixo até ficar crocante.

  4. Na hora de servir, retire as cascas da cebola. Sirva o arroz num prato fundo, com os anéis de cebola por cima e uma faixa de farofa. Finalize com folhas de hortelã e o balsâmico que tiver sobrado na frigideira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.