Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana

Pão de (não) queijo e homus de espinafre são bons para a hora do jogo

Aprenda a receita de petiscos veganos para acompanhar a seleção brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos jogos, existem diferentes perfis de torcedores. Tem aquele tio ou amigo cervejeiro que enche o balde de gelo e dá bronca em quem abre a gelada que ainda estava quente.

Tem a pessoa —geralmente é apenas uma mesmo— que assiste ao jogo num silêncio monástico, vela cada passe dos jogadores e deixa para revelar sua natureza selvagem apenas e tão somente no momento do gol, quando o berro avisa antes do narrador que o placar mudou.

.
Pão não queijo, receita da colunista Luisa Mafei - Luisa Mafei

Eu sempre fui da turma mais preocupada com os quitutes do que com o jogo ou a bebida. Tem coisa melhor do que interromper o expediente para comer uma pipoquinha durante 90 minutos?

A pipoca, por sinal, é uma das muitas iguarias que é naturalmente vegana. Milho, óleo e sal: três ingredientes acessíveis e vegetais, para que ninguém mais ouse dizer que não gosta de "comida vegana", ou que tudo que é vegano custa caro.

A paçoca —amendoim e açúcar— também pode compor a mesa dos acepipes veganos, assim como os famosos ovinhos de amendoim coloridos. Azeitonas, tremoços, tomatinhos, milho verde cozido, torradinhas com azeite, alho e orégano… a mesa vegana da copa se enche facilmente e agrada todas as torcidas.

Para quem quiser impressionar os amigos, trago duas receitas práticas em verde e amarelo. Enquanto o pão de queijo vegano assa, você prepara o homus de espinafre e em quarenta minutos o banquete está pronto.

Tanto um petisco quanto o outro podem ser congelados para outras ocasiões. Para quem já estiver pensando na ceia do Natal, vale a pena guardar o homus. Servido numa tigela vermelha, o homus de espinafre ganha um ar natalino. Seja para comer com palitos de vegetais, como a cenoura, o pepino e o salsão, seja para passar no pão, o homus se transforma numa entrada simples e elegante.

Vamos às receitas.


Pão de não queijo

INGREDIENTES

1 xícara de mandioquinha cozida e amassada em purê (pode ser também batata, batata doce ou mandioca)

1 xícara de polvilho azedo

½ xícara de polvilho doce

¼ de xícara de azeite

¼ de xícara de água

½ colher de chá de cúrcuma em pó

1 colher de chá de sal

Opcionais:

3 colheres de sopa de manjericão fresco picadinho

1 colher de chá de orégano seco

2 colheres de sopa de levedura nutricional, para remeter ao sabor do queijo

PREPARO

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.

  2. Adicione todos os ingredientes numa tigela média e misture com as mãos, até obter uma massa. Se observar que a massa está seca, adicione mais água, colher por colher, até obter a textura de uma massinha de modelar.

  3. Faça bolinhas pequenas e leve numa forma untada com azeite para assar por 25 minutos, ou até os pãezinhos ficarem ligeiramente dourados.

DICAS

  1. Caso queira congelar, distribua os pãezinhos crus numa tábua ou assadeira e leve para o congelador por 2 horas. Quando os pãezinhos estiverem congelados, transfira para um saco e armazene no congelador por até 3 meses.

  2. Na hora de assar os pãezinhos congelados, basta levar ao forno pré-aquecido a 180 graus até ficarem dourados.

Homus de espinafre

INGREDIENTES

300 g de folhas de espinafre

2 xícaras de grão de bico cozido e escorrido

⅓ xícara de tahine

Suco de 1 limão pequeno

½ dente de alho

1 colher de chá de sal

PREPARO

  1. Leve uma panela grande com água para o fogo. Assim que a água ferver, adicione as folhas de espinafre. Empure com a colher de pau para que todas as folhas fiquem submersas e cozinhe em fogo médio por 3 minutos.

  2. Enquanto isso, prepare o choque térmico (uma tigela grande com água e gelo). Escorra os espinafres cozidos e transfira para o banho de gelo —esse processo ajuda a interromper a cocção do vegetal e a preservar a cor esverdeada e vibrante.

  3. Conte um minuto de choque térmico e em seguida escorra os espinafres. Esprema bem com as mãos para retirar todo o excesso de água. Adicione os espinafres no copo do processador de alimentos.

  4. Junte os demais ingredientes no processador de alimentos e triture até obter uma textura lisa, homogênea e cremosa.

DICA

  1. Essa receita vai render uma bela porção de homus, aproveite para congelar!

  2. A validade é de 5 dias na geladeira, e de 3 meses no congelador.

  3. Descongele na geladeira um dia antes de servir.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.