Thiago Amparo

Advogado, é professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP. Doutor pela Central European University (Budapeste), escreve sobre direitos e discriminação.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Thiago Amparo
Descrição de chapéu Folhajus

BolsoMoro, uma radiografia

Estamos diante de um presidenciável que une conservadorismo, sebastianismo, neoliberalismo num terno alinhado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O que não se pode dizer de Sergio Moro, o político, é que não possui um projeto de país, porque o possui.

Moro é perigoso por ser um Bolsonaro que sabe usar garfo e faca: veste roupagem palatável a uma elite autoritária, mas envergonhada. Ao andar de cima, incorpora retórica privatista que soa como violino num Titanic afundando. Ao andar de baixo, apela para um sentimento anti-estado, mas punitivista que encanta uma classe média que se vê como pobre e uma classe pobre que se vê como empreendedora.

Moro, o candidato, põe uma focinheira no bolsonarismo, mas esquece a coleira: mantém vivo o radicalismo messiânico do qual é parte, mas coopta para si a fala mansa. Moro não ganhará a eleição, mas sabiamente se entranha no espaço ideológico que a direita democrática tucana deixou vago ao se deixar seduzir pelo bolsonarismo.

A diferença entre Sergio Moro e Jair Bolsonaro não é de espécie, mas de tom. Discurso de Moro é uma radiografia perfeita do lavajatismo. Personalista porque messiânico onde o líder se vê com poderes bíblicos ("eu lutaria sozinho pelo Brasil e pela Justiça. Seria Davi contra Golias").

Populista porque desconfiado das instituições ("é a máquina pública voltada para si mesma"). Moralista porque quer ser visto em oposição a um mundo de políticos degenerados ("não tenho uma carreira política"). Neoliberal de apelo populista, porque prega meritocracia num país de desigualdade abismal ("acreditamos no potencial de cada um"), apela para o social ("erradicar a pobreza") mas, ao desmontar o estado, não oferece alternativas senão o vácuo ("reformar nosso sistema confuso de impostos").

O país está, agora, diante de um presidenciável que une conservadorismo, sebastianismo, neoliberalismo num terno alinhado. Não há nada mais perigoso do que quem prega não fazer política fazendo-a. Moro é o anti-herói que, se não diz como Bolsonaro que fuzilará seus oponentes, escreve o excludente de ilicitude que nos levará para a mesma vala.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.