Thiago Amparo

Advogado, é professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP. Doutor pela Central European University (Budapeste), escreve sobre direitos e discriminação.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Thiago Amparo
Descrição de chapéu Folhajus Rússia

Putin, criminoso de guerra

Ao menos 516 civis morreram na guerra da Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É regra de ouro no direito internacional o princípio da distinção: no conflito, as partes beligerantes devem saber diferenciar entre combatentes e civis. Não o fazer pode constituir crimes de guerra. Ao menos 516 civis morreram na guerra da Ucrânia. Há relatos de diversos possíveis crimes de guerra pelas forças russas: ataque a um hospital infantil em Mariupol durante cessar-fogo, uso de bombas "burras" –sem guiagem e mais letais– em Chernihiv, e de bombas cluster matando civis numa pré-escola em Okhtyrka.

Há, ainda, relatos de exposição de prisioneiros de guerra por forças ucranianas e desrespeito dos corredores humanitários por ambas as forças.

Família é morta por ataque militar enquanto tentava fugir de Irpin, na Ucrânia
Família é morta por ataque militar enquanto tentava fugir de Irpin, na Ucrânia - Lynsey Addario - 6.mar.22/NYT

Os dois tribunais de Haia —a Corte Internacional de Justiça (ICJ) e o Tribunal Penal Internacional (TPI)— estão atentos. A diferença entre eles é que a ICJ julga Estados, enquanto o TPI julga indivíduos. Na ICJ, Ucrânia processa a Rússia contra alegações russas de genocídio. TPI investiga crimes internacionais. O resultado esperado é pouco. ICJ é refratária a julgar fatos no calor do momento. TPI tem como dificuldade processar Putin; mesmo que os Estados tenham a obrigação de cooperar com a corte.

Se é verdade que a lei está suja até o pescoço do lamaçal de embates geopolíticos, também é verdade que a própria existência do direito internacional permite que o tencionemos. Por seu caráter universal, podemos legitimamente criticar tanto os crimes de guerra cometidos por Putin quanto apontar o quão hipócrita é o fato de serem os EUA os primeiros a nomear tais crimes ao mesmo tempo em que cometeram sua boa dose de crimes (de Guantánamo a Abu Ghraib, passando pela chuva de drones no Iêmen e Paquistão).

A força da lei internacional reside em tencionar a hipocrisia de seu caráter universal de aplicabilidade seletiva. Putin provavelmente nunca sentará no banco dos réus; mesmo frustrados com a incapacidade da lei internacional em puni-lo, é a mesma lei que nos permite chamá-lo de criminoso de guerra.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.