Tom Farias

Jornalista e escritor, é autor de "Carolina, uma Biografia" e do romance "Toda Fúria"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tom Farias
Descrição de chapéu África

Paulina Chiziane se faz ouvir para além do continente africano

Única africana a conquistar o Prêmio Camões é publicada e festejada no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Com a poligamia, com a monogamia ou mesmo solitária, a vida da mulher é sempre dura."

Eu poderia ter começado esta crônica de diversas maneiras, mas penso que este é o norte do romance "Balada de Amor ao Vento" e da trajetória literária de Paulina Chiziane. Este também é tema fundante de "Niketche: Uma História de Poligamia", também publicado no Brasil, sempre pelo contexto do amor, das magias que envolvem as mulheres africanas e suas violências.

A autora não é só a pioneira da literatura de autoria negra feminina em Moçambique, é também a primeira romancista do país, ao estrear em 1990. Ela costuma dizer que não foi fácil começar a publicar sendo mulher e negra. E tem toda razão, tendo começado como contista, através da imprensa, pelo ano de 1984.

A escritora moçambicana Paulina Chiziane - Mathilde Missioneiro - 21.nov.22/Folhapress

As questões coloniais estão sempre dentro da lógica da escrita de Chiziane, e sempre chamaram atenção e causaram muito desconforto. Por essas razões, deixou de militar politicamente como membro da aguerrida Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), que contou com ela desde a juventude. Com seu amadurecimento social como mulher negra e cidadã, ainda mais intelectualizada, logo vieram à tona os conflitos ideológicos com o partido, sobretudo no que diz respeito às políticas relativas de monogamia e poligamia e, frontalmente, a hipocrisia dos seus dirigentes em relação ao posicionamento da mulher na sociedade moçambicana.

Paulina Chiziane é bem conhecida e festejada no Brasil. No ano passado, por exemplo, esteve por aqui por duas vezes –para a Bienal do Livro de São Paulo e para a 2ª Expo Internacional da Consciência Negra, evento da Prefeitura de São Paulo realizado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

Como escritora, Chiziane tem sua importância e lugar por ser uma voz praticamente isolada na sua terra natal, ainda mais depois da conquista do Prêmio Camões, em 2021, dando a ela o merecido título de primeira mulher africana a ser distinguida com tal premiação, patrocinada por Portugal e Brasil, e conferida a escritores lusófonos.

Tanto "Balada de Amor ao Vento" quanto os outros títulos escritos e publicados por Chiziane têm a ver com uma referência da fase pós-independência de Moçambique, após grande disputa pelo poder. É uma fase histórica e importante da trajetória política do país, com fissuras desde o período colonial, descrita enormemente pelo escritor também moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, enfeixadas nas três histórias inseridas no livro "Gungunhana/Ualalpi/As Mulheres do Imperador", que compõe o romance que também circula por aqui.

Mas Chiziane não é só grande por ser mulher negra e africana. Ela traz para a literatura, no campo ficcional, a condição do feminino, as relações conflituosas com o patriarcado e a violenta invisibilidade a que são submetidas, a qual se inscreve em um processo narrativo inovador e revolucionário.

Ao abordar no romance de estreia o sonhador amor de Sarnau por Mwando, perpassado por intercessões de ordem interna determinada pela estrutura do machismo, sob o viés da poligamia –na qual o próprio Mwando está contextualizado–, Chiziane elabora um discurso de reação, de recusa a esse tipo de sistema opressor, e, ao mesmo tempo, lança luzes às bases da emancipação da mulher negra de todo o continente africano.

Sob essa perspectiva, por intermédio de uma voz ancestral e autoral, é que ela se levanta, se impõe como escritora, se bate e rebate, corajosamente, como a mergulhar no abismo da escuridão. Em "Balada de Amor ao Vento", acerta em cheio como romancista e estreante. Seja no primeiro livro, como agora, a voz indignada de Chiziane se faz ouvir em cada frase, com rara dicção, e através dela, é possível escutar uma respiração antes sufocada pelo patriarcalismo literário e cultural que dominou –e que de certa forma ainda domina– o seu país.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.