Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Volta do futebol com torcida é o apogeu da irresponsabilidade

Flamengo tem razão em ter pedido adiamento de partida contra Palmeiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A flexibilização social é compreensível, desde que sem aglomeração e com o uso de máscara e outros cuidados. Mesmo quem já teve contato com o vírus, com a presença de anticorpos, deveria manter o distanciamento, pois não existe certeza sobre quanto tempo dura a imunidade.

O futebol com torcida, desejado principalmente por alguns dirigentes, alguns governantes e pela CBF, mesmo com um terço da capacidade dos estádios —no Maracanã, seriam 20 mil pessoas—, é o máximo, o apogeu da irresponsabilidade. A reunião para discutir o dia da volta foi por videoconferência.

O Flamengo, paradoxalmente o clube que mais quer a presença do público, vive um grande surto da doença, com a maioria dos jogadores infectados, além de vários dirigentes e membros da comissão técnica. Nos próximos dias, poderão surgir outros contaminados.

O presidente da República, que costuma se ausentar da responsabilidade pelos efeitos da pandemia, com a justificativa de que o STF concedeu aos governadores e aos prefeitos o direito de decisão, apoia, via Ministério da Saúde, o retorno da torcida. Vários governantes e outros dirigentes de clubes são contrários.

Vem mais confusão por aí, pois, em outubro, começam as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2022. Dezenove jogadores brasileiros que atuam no exterior vão viajar, jogar e voltar para seus clubes. Terão que ficar em quarentena.

O Flamengo, com toda razão, pediu o cancelamento do jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileiro, pois tem poucos atletas do grupo principal em condições de jogar. A partida da última quarta-feira (23), contra o Barcelona, em Guayaquil, não deveria ter ocorrido, pois vários jogadores que atuaram já estavam infectados. Alguns, só deram positivo no dia seguinte.

O Palmeiras, com a aprovação da CBF, quis levar vantagem técnica, mesmo sabendo que os seus jogadores poderiam ser infectados, um desumano egoísmo.

A partida, felizmente, foi adiada com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro.

A justificativa da CBF para para manter o jogo era a palavra mágica “protocolo”, facilmente driblada pelo vírus.

Enquanto continua a pandemia, a bola rola com pouquíssimos gols, ao contrário da tendência mundial.

O Corinthians contratou Otero e Cazares, que, geralmente, ficavam na reserva no Atlético-MG. Os dois têm uma característica em comum, a irregularidade. Otero, se não acertar um de seus mísseis ao gol, torna-se um jogador mediano. Cazares tem muita habilidade e pouca técnica. Faz jogadas brilhantes e outras bisonhas, além de não ter uma boa participação coletiva.

O Palmeiras empata, mas não perde. Era assim também com Felipão. O time, pelo elenco, pelo sistema defensivo e pela experiência de Luxemburgo, é um forte candidato a ganhar títulos. Porém, se o Palmeiras estivesse no grupo do São Paulo, no qual enfrentaria o River Plate e a LDU, estaria invicto?

O atacante Wesley, do Palmeiras, durante partida contra o Guaraní do Paraguai pela Libertadores, no último dia 23
O atacante Wesley, do Palmeiras, durante partida contra o Guaraní do Paraguai pela Libertadores, no último dia 23 - Jorge Saenz/Pool/AFP

No sábado (26), o São Paulo enfrentaria o Inter. Quero fazer uma correção de um de meus comentários anteriores. Escrevi que prefiro a inconsistência do São Paulo à regularidade do Palmeiras, com a expectativa de que o São Paulo, por ter alguns ótimos momentos, evoluiria, se tornaria uma equipe que jogasse bem e que fosse regular, o que aumentaria as chances de ganhar títulos.

Depois que vi o meia-atacante Igor Gomes iniciar a saída de bola com o goleiro, tentando trocar passes dentro da área, uma função dos volantes, o que resultou na perda da bola e no segundo gol da LDU, fiquei decepcionado.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.