Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Há uma geração de jovens jogadores brilhantes na Europa

Por outro lado, Copa está perto e não vi evolução tática nas seleções do continente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022, algumas fortes seleções tiveram mais dificuldades do que se esperava, contra adversários bastante inferiores.

A França estava preguiçosa. Se bobear, repete outras seleções da história, que foram campeãs do mundo e fracassaram no Mundial seguinte, como o Brasil, em 1966, a própria França, em 2002, a Itália, em 2010, a Espanha, em 2014, e a Alemanha, em 2018, sendo eliminadas ainda na primeira fase.

Uma das principais razões desses fracassos após o título foi a troca de gerações, a queda de qualidade. Não é o caso do atual time francês, pois quase todos os campeões do mundo continuam em forma, sendo destaques nos principais times europeus. A equipe atual da França é a mesma da Copa de 2018.

A nova geração de Portugal, tão badalada, que tirou o título de “nova geração” da Bélgica, que não é mais nova, possui vários jovens que brilham na Europa, como o zagueiro Rúben Dias, o lateral Cancelo e o meia Bernardo Silva, todos do Manchester City, além de Bruno Fernandes, do Manchester United, o único meia de ligação clássico, no estilo brasileiro, que é destaque na Europa, e mais os atacantes Diogo Jota, do Liverpool, e João Félix, do Atlético de Madrid. E ainda tem Cristiano Ronaldo.

A Inglaterra está evoluindo. Do meio para frente, há cinco jogadores muito bem: o centroavante Kane, do Tottenham, os meias-atacantes Sterling, do Manchester City, e Rashford, do Manchester United, além de dois jovens excelentes, Mount, do Chelsea, e Phil Foden, do Manchester City.

A Alemanha, que foi um fracasso em 2018, começa a formar um bom time, com um ótimo trio no meio-campo, formado pelos dois armadores do Bayern, Kimmich e Goretzka, além de Gündogan, do Manchester City. E ainda tem Toni Kroos de sobreaviso. No ataque, dois titulares do Bayern, Sané e Gnabry, além da revelação Kai Havertz, do Chelsea.

A Espanha mistura veteranos (Sergio Ramos, Jordi Alba e Busquets) com vários jovens muito bons de bola, como o meia Pedri, do Barcelona, Rodri, do Manchester City, além do brasileiro-espanhol Thiago Alcântara. Na Bélgica, Lukaku e De Bruyne continuam em grande forma. Porém, Hazard está sempre contundido no Real Madrid. Tite continua sonhando com De Bruyne.

Pedri (à esq), de apenas 18 anos e uma das promessas da Espanha, em partida contra a Georgia pelas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo
Pedri (à esq), de apenas 18 anos e uma das promessas da Espanha, em partida contra a Georgia pelas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo - Irakli Gedenidze - 28.mar.21

Os times europeus não são mais apenas compradores de craques. Há uma grande e ótima geração de jovens brilhantes, que, cada vez mais cedo, diferentemente do passado, são titulares das grandes equipes. O interessante é que a maioria deles joga do meio para frente, o que também não era o mais comum.

Não vi nenhuma evolução tática nas seleções europeias, mas algumas já antigas estratégias ainda não chegaram ao Brasil. As equipes brasileiras continuam jogando com os zagueiros muito próximos à área, com muitos espaços entre eles e o meio-campo e entre o meio e o ataque.

Apesar de a maioria das pessoas exaltar a enorme qualidade dos jogadores brasileiros, espalhados em grande número pelo mundo, faltam mais craques na seleção. Fora Alisson, Marquinhos, Casemiro e Neymar, os titulares e reservas das outras posições são muito bons, mas não estão entre os melhores do mundo em suas funções.

O excepcional zagueiro Thiago Silva é dúvida sobre como vai estar na próxima Copa, por causa da idade. Mesmo assim, o Brasil continua sempre com boas chances de ser campeão, já que as outras seleções possuem também problemas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.