Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Seleção possui sete jogadores especiais, mas parte da equipe está um nível abaixo

Brasil tem, desde os anos 1960, atletas que brilham nos clubes e não se dão bem no time nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No empate por 0 a 0 entre Barcelona e Atlético de Madrid, Messi conduziu a bola em grande velocidade, driblou vários marcadores em pequenos espaços e colocou a bola no cantinho. Seria um dos gols mais bonitos de sua carreira. O extraordinário goleiro Oblak se esticou todo, como um gato, e jogou a bola para fora.

No fim de semana, houve outros vários lances e belos gols, como os dos jovens Ferreirinha, do Grêmio, e Kayky, do Fluminense, mais duas promessas do futebol brasileiro. São lances tão prazerosos quanto escutar a Orquestra Ouro Preto tocando Beatles.

Ferreirinha é uma das promessas do futebol brasileiro - Agustin Marcarian - 29.abr.21/Reuters

Na coluna anterior, escrevi que estava com saudade da seleção e brinquei com o titês, os "extremos desequilibrantes". Um leitor não entendeu. Devem ter outros. Na linguagem moderna, segundo o titês, são os pontas dribladores, que desequilibram a defesa.

Após o Mundial de 2018, Tite fez algumas mudanças táticas e individuais. É um bom caminho. Porém, nestes três anos, não surgiu um jogador espetacular para ser destaque da seleção e/ou do futebol mundial. São todos bons, brilham em seus clubes, mas, na seleção, o ambiente e a qualidade são diferentes.

A seleção brasileira possui, em cinco posições, jogadores especiais. No gol, temos três, Alisson, Ederson e Weverton. Na zaga, Marquinhos e Thiago Silva, embora Thiago seja um veterano. No meio-campo, Casemiro, e, no ataque, Neymar. Nas outras seis posições, há um grande número de titulares e reservas, que têm sido convocados, todos bons, mas nem tanto.

O Brasil, que já teve, durante décadas, os melhores laterais do mundo, possui hoje dois comuns, Danilo e Renan Lodi, além de vários reservas. Se a Copa fosse hoje, escalaria Daniel Alves e Filipe Luís, embora sejam mais apoiadores. O time poderia jogar com três zagueiros, o sistema da moda.

Há vários bons zagueiros na reserva de Marquinhos e de Thiago Silva, mas nenhum é especial (Rodrigo Caio, Militão, Felipe e outros). Rodrigo Caio, um dos candidatos, tem muitas qualidades, mas precisa deixar de dar carrinho, como na expulsão contra o Racing, e de cometer pênaltis bobos, como contra o Palmeiras.

Marquinhos é um dos jogadores especiais da seleção - Buda Mendes - 9.out.20/Reuters

No meio-campo, para jogar próximo a Casemiro (Fabinho deve ser o reserva), há um grande número de bons volantes, como Arthur, Bruno Guimarães, Douglas Luiz e Fred, além de Éverton Ribeiro, Gerson e Philippe Coutinho, que costumam atuar como armadores mais avançados. Tite continua sonhando com um De Bruyne. Sonhar é preciso.

No ataque, para fazer companhia a Neymar, há vários bons, mas nem tanto, como Gabriel Jesus, Firmino, Richarlison, Everton Cebolinha e Vinicius Junior, além de Gabigol, Bruno Henrique e Pedro, que ainda não foram testados.

Todas as grandes seleções possuem também limitações. Isso torna o Brasil um dos candidatos a qualquer título.

Nas últimas partidas das Eliminatórias, Tite inovou ao escalar Renan Lodi praticamente como um ponta-esquerda, Danilo perto dos dois volantes, Neymar e Coutinho como dois meias avançados, próximos ao centroavante, além de um ponta-direita. São cinco atacantes, três no meio-campo e dois zagueiros, como no início do futebol. Será que contra fortes seleções Tite fará o mesmo?

Desde os anos 1960, o Brasil tem ótimos jogadores que brilham intensamente nos clubes, mas que não se dão bem na seleção, e também o contrário, uma minoria que surpreende.

Não há uma única regra nem um único motivo, técnico, tático ou psicológico, que explique essas variações. Simplesmente acontece.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.