Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu
Tostão

Copa, apesar das denúncias de violações de direitos humanos, poderá ser especial

Mundial seria mais leve e alegre após a guerra na Ucrânia e a trágica pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando leio um poema, tenho de relê-lo uma ou várias vezes, para tentar incorporar e entender as belas palavras. Assim é também no futebol. Treinadores e jogadores necessitam de repetição, de tempo variável relativo, para formar um time entrosado.

Por outro lado, tão ou mais importante que o tempo para treinar e experimentar é unir jogadores que se completam em suas características. A primeira vez em que assisti a Pelé e Coutinho atuarem juntos no Santos, a melhor dupla de atacantes que vi jogar, os dois, além da excepcional técnica, flutuavam em campo, próximos um do outro. Um pensava o pensamento do outro.

Independentemente do que acontecer neste domingo (3) entre Palmeiras e São Paulo, os jovens meio-campistas Rodrigo Nestor e Pablo Maia, destaques do São Paulo, completam-se nas características, embora eu ache que Nestor atue muito adiantado, bem próximo da área adversária. Deveria vir mais de trás, com o campo à frente. Já no Palmeiras, o lúcido e preciso Raphael Veiga é a ponte, a ligação, entre os velozes Roni e Dudu.

Na seleção, Paquetá e Neymar, mais recuados, com um centroavante à frente dos dois, ou mais adiantados, sem um centroavante, complementam-se. É a união da exuberância técnica e individual de Neymar com a inteligência coletiva e os toques curtos e precisos de Paquetá.

Lucas Paquetá e Neymar juntos em partida pela seleção brasileira
Lucas Paquetá e Neymar juntos em partida pela seleção brasileira - Carl de Souza - 2.jul.21/AFP

Tite e todos nós estamos com muita esperança de que a seleção tenha sucesso na Copa. O time tem feito ótimas partidas coletivas, bateu o recorde de pontos nas Eliminatórias (45), ainda com um jogo a menos, e vários jogadores evoluíram bastante no último ano, como Paquetá, Raphinha, Vinicius Junior e Antony. O Brasil está entre as nove seleções com chances de ganhar o Mundial, as oito do primeiro grupo, menos o Qatar, mais a Alemanha e a Holanda.

A França é um pouco mais forte que as outras, porém não é somente por acaso que as duas únicas seleções que ganharam dois mundiais seguidos foram a Itália, em 1930 e 1934, e o Brasil, em 1958 e 1962. Acredito muito mais na força da responsabilidade, do compromisso e da ansiedade para vencer do que na tranquilidade de um campeão.

Tite tem hoje 20 jogadores certos para a Copa. Falta definir um lateral esquerdo, um zagueiro e um atacante. O goleiro Weverton e o lateral Arana devem ser os únicos que atuam no Brasil. Não há outros que mereçam. É mais fácil para um goleiro ou para um defensor jogar na seleção com a mesma qualidade com que atua nos times brasileiros do que para um meia ofensivo ou para um atacante, que brilha demais no próprio país, já que encontra facilidade para driblar e fazer gols.

O Brasil vai enfrentar, na primeira fase da Copa, Sérvia, Suíça e Camarões. Não é um grupo fácil. No Mundial de 2018, o Brasil empatou com a Suíça, e a Sérvia, recentemente, ganhou de Portugal nas Eliminatórias. Os grupos estão equilibrados. Embora exista favoritos em todos os grupos, a tendência é que a distância técnica entre as seleções diminua, pois o futebol é universal e existem muitos jogadores de pequenas seleções atuando em grandes times do mundo.

A Copa, apesar das denúncias de violações de direitos humanos na construção dos estádios, poderá ser especial por acontecer no fim ou logo após a guerra da Ucrânia e a trágica pandemia. Seria um Mundial com muitos craques, em um ambiente de leveza, de alegria e de euforia pelo renascimento da vida.

A vida é bela e prazerosa, embora haja tanta idiotice e egoísmo do ser humano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.