Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

No futebol, o jogador e a bola correm juntos

Intensidade é importante, mas só isso não basta para vencer e fazer bons jogos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O futebol vive um fascínio pela intensidade, a capacidade de defender e de atacar, de ir e de voltar com rapidez e vibração. É uma característica importante, mas só isso não basta. É necessário haver aproximação, mais troca de passes, fantasia, inventividade e lucidez para fazer as escolhas certas. O conteúdo é mais importante que a forma.

No meio de semana, vi alguns times intensos, mas com inúmeros problemas individuais e coletivos. O São Paulo, como sempre, jogou com dois blocos separados. Como o volante fazia parte da turma de trás e o meio-campista passava todo o jogo correndo no ataque, não havia lucidez e aproximação para a construção de jogadas no meio-campo. O mesmo ocorreu com o Atlético, contra o Athletico, quando tinha apenas um jogador no meio-campo, o volante Allan, como observou, durante a partida, o comentarista Roger Flores.

Salah (à esq.) carrega a bola sob a marcação de Rodri, durante partida entre Liverpool e City
Salah (à esq.) carrega a bola sob a marcação de Rodri, durante partida entre Liverpool e City - Tony Obrien - 30.jul.22/Reuters

O Corinthians possui uma linha de três no meio-campo e outra de três no ataque, mas não há conexão entre elas. Os pontas são fixos, e o centroavante joga isolado.

A intensidade pode ocorrer com diferentes estratégias. O Manchester City é uma equipe intensa, com muita troca curta de passes, de uma área à outra. O Liverpool é intenso, com poucos toques de bola para chegar ao gol e muita inversão de jogadas. O Fluminense se parece com o Manchester City, e o Palmeiras, com o Liverpool.

A antiga máxima de que o que corre a bola e não o jogador está obsoleta, uma gostosa lembrança. Por outro lado, dizer que, no futebol moderno, o melhor time é o mais intenso, o que corre mais, de acordo com as estatísticas, é um conceito simplório e medíocre. O jogador e a bola correm juntos.

A final dos sonhos

Independentemente da fragilidade dos adversários, Neymar e Messi deram show nas duas últimas partidas do PSG. Percebi, pela postura dos dois antes e durante as partidas, pela movimentação e velocidade durante o jogo e pela gana de ambos em entrar em forma e brilhar na Copa, que aumentaram as chances de Brasil e Argentina no Mundial.

Nos dois jogos, Neymar atuou na frente e da esquerda para o centro, como fazia no Barcelona, ao lado de Messi, e como jogava no início da carreira no Santos, sem precisar voltar para marcar pela esquerda, função do ala, que defende e ataca pelo lado, no esquema com três zagueiros. Messi jogou como sempre faz, do meio-campo até o gol, pelo centro e por todos os lados.

​​Mbappé, contundido, ficou fora. Quando entrar, começam os problemas de posicionamento, como na temporada anterior. Mbappé gosta de atuar como Neymar, na frente, da esquerda para o centro. Com isso, Neymar deve jogar mais centralizado, na frente ou voltando para receber a bola, como um meia de ligação. Prefiro Neymar mais perto do gol.

Na seleção brasileira, Neymar deve jogar pelo centro, mais adiantado, com Paquetá próximo a ele, vindo de trás, além de dois pontas que atacam e defendem e de dois volantes no meio-campo. Se Tite optar por um centroavante, Neymar recua e deve sair Paquetá, que pode ser uma opção pelos lados ou mais recuado, no lugar de Fred.

Neymar e Messi sonham todos os dias com a conquista da Copa do Mundo. Como Brasil e Argentina estão no nível das outras seleções candidatas ao título, não será surpresa se os dois se encontrarem nas fases avançadas da competição. Seria a final dos sonhos. Já imaginou?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.