Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Futebol tem, às vezes, razões inexplicáveis

Decisões corretas podem dar errado e as erradas, podem funcionar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grande abraço a toda a família de Pelé, que será amado para sempre.

No futebol, muitas das decisões dos treinadores, mesmo os mais bem preparados, nem sempre são técnicas, científicas, planejadas. Ocorrem, às vezes, por razões inexplicáveis, emocionais, obscuras, surpreendentes. Muitas atitudes certas e repentinas podem dar errado, e outras erradas podem dar certo, já que há dezenas de fatores envolvidos.

Vinicius Junior (à dir) abraça Neymar após eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2022, diante da Croácia
Vinicius Junior (à dir) abraça Neymar após eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2022, diante da Croácia - Gabriela Biló-9.dez.22/Folhapress

Concordo com a maioria que o melhor batedor de pênalti deveria ser o primeiro a cobrar. Neymar seria o último contra a Croácia, por preferência técnica de Tite ou foi ele quem pediu para bater no fim, como na Olimpíada? Além disso, como não há mais uma ordem para bater, Neymar poderia ter sido o segundo, o terceiro ou mesmo o quarto, depois que Rodrygo perdeu o primeiro pênalti.

As dúvidas continuam. Por que Tite substituiu Vinicius Junior durante a partida contra a Croácia? Ele não brilhava, porque estava muito marcado, não tinha apoio do lateral, e o Brasil não possuía o domínio da bola. Vi, algumas vezes, Vinicius Junior, no Real Madrid, ter uma atuação discreta e, de repente, fazer uma jogada decisiva. Haveria outro motivo para Tite substituí-lo?

Nos últimos dias, Benzema brilhou, com dois gols, na vitória do Real Madrid sobre o Valladolid, por 2 a 0. Dias antes da final da Copa, ele jogou um amistoso pelo time espanhol. O empresário do jogador afirmou que Benzema já estava em boas condições para atuar no Mundial desde as quartas de final.

Por que o técnico Deschamps, da França, o liberou para voltar ao Real Madrid, antes de começar o Mundial, por causa de uma lesão, sem tentar recuperá-lo junto à seleção? O tempo de recuperação de um atleta é variável. No Mundial de 1994, o grande zagueiro Baresi se contundiu no primeiro jogo, viajou à Itália, operou e jogou muito bem a final contra o Brasil.

Será que havia outra razão para não insistirem com Benzema, algum resquício dos problemas que teve antes de Copa de 2018, quando não foi convocado? Será que o técnico confiava mais em Giroud, maior artilheiro da França, que em Benzema, embora a distância técnica entre os dois seja enorme?

Uma curiosidade e uma divagação. Se Ancelotti for o técnico da seleção brasileira, uma chance noticiada pela imprensa, como escalaria a equipe? Seguiria o esquema do Real Madrid e de outros times que dirigiu, com Casemiro centralizado, com um meio-campista de cada lado, além de Rodrygo pela direita, Vinícius pela esquerda e Neymar pelo meio, mais adiantado, de uma maneira parecida como joga Benzema no Real? Não sei se seria a melhor formação, mas por que Tite abandou a opção de jogar com Neymar mais adiantado, sem um centroavante, que já tinha dado certo?

O técnico Vítor Pereira alegou problemas familiares para sair do Corinthians. Logo depois, assinou com o Flamengo. Os problemas familiares acabaram, o que é pouco provável, ou ele queria morar no Rio e treinar o Flamengo, que tem um elenco melhor e que possui mais chances de ganhar títulos?

As histórias narradas do futebol, do mundo, do país e das pessoas nem sempre são exatamente como ocorreram. Escutei algumas narrativas da carreira de Pelé que são discutíveis. Não importa. Isso não altera a grandiosidade do talento dele. Pelé foi tão fenomenal, que ultrapassou os limites possíveis, os limites humanos.

102 anos

Parabéns ao Cruzeiro pelos 102 anos. Tenho orgulho e alegria de ter participado da história do clube.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.