Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Os pontas que jogam com o pé trocado

Por gostarmos de um jeito de jogar, não precisamos desvalorizar o outro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os pontas velozes e dribladores são personagens históricos do futebol brasileiro, embora em nenhuma das cinco Copas do Mundo conquistadas pelo Brasil tenha havido dois típicos pontas.

Nos mundiais de 58, 62 e 70, o Brasil tinha um armador pela esquerda (Zagallo em 58 e 62 e Rivellino em 70) que formava um trio no meio campo junto com dois meio-campistas. Além disso, Jairzinho, pela direita, entrava na diagonal para fazer gols. Não era um clássico ponta. Em 1994, o Brasil jogava com dois volantes e um meia de cada lado (Zinho pela esquerda e Raí, depois Mazinho, pela direita). Não havia pontas. Em 2002, quem avançava pelas pontas eram os alas, Roberto Carlos e Cafu, no esquema com três zagueiros.

No estádio de Yokohama, Roberto Carlos comemora o segundo gol do Brasil na final Brasil 2 x 0 Alemanha - Juca Varella - 30.jun.02/Folhapress

A excelente seleção de 82 também não tinha clássicos pontas, velozes e dribladores. Pela direita, jogava o meia Paulo Isidoro, pela esquerda, Eder Aleixo, que se destacava pelos passes, cruzamentos e finalizações de fora da área. Um personagem inesquecível da Copa de 82, criado por Jô Soares, foi o Zé da Galera, que, de um telefone público (orelhão), ligava para o técnico da seleção e protestava: "bota ponta, Telê!".

Garrincha foi o maior ponta da história. Destro, driblava sempre para a direita e colocava a bola limpa para o companheiro fazer o gol.

Garrincha na partida Brasil 2 x 1 Espanha, na Copa de 1962, no Chile - 6.jun.62/Folhapress

O futebol mudou. Hoje existem dezenas de pontas espalhados pelo mundo que jogam com o pé trocado: os canhotos pela direita e os destros pela esquerda. Driblam para o centro e passam a bola, cruzam ou finalizam. São discípulos de Robben, craque holandês canhoto que jogava da direita para o centro e fazia muitos gols.

O holandês Arjen Robben, quando jogava pelo Bayern de Munique - Günter Schiffmanna - 18.ago.17/AFP

Hoje, dos pontas com o pé trocado, o melhor de todos, do Brasil e do mundo, é Vinicius Junior. Além de ter uma incrível velocidade e um enorme repertório de dribles espetaculares, ele passa e finaliza muito bem. Corre com a bola colada ao pé direito e, ao mesmo tempo, mapeia o posicionamento dos companheiros para dar o passe certo, com açúcar e com afeto, para lembrar o grande Chico Buarque.

Às vezes, Vinicius dribla para a linha de fundo e cruza com o pé esquerdo ou com a parte externa do pé direito, um passe de trivela perfeito para o companheiro, como um dos gols de Richarlison na Copa e tantos outros marcados pelo Real Madrid.

Vinicius Junior e o defensor brasileiro Yan Couto na partida Girona 4 x 2 Real Madrid, nesta terça (25), em Girona - Llluis Gene/AFP

Muitos pontas com o pé trocado, hábeis e dribladores, não adquirem outras virtudes, não executam bem outros fundamentos técnicos. Pedrinho do Atlético-MG parecia um futuro craque quando começou a jogar no Corinthians. Não evoluiu. Ainda é tempo.

0
Pedrinho comemora gol na partida Corinthians 2 x 0 Montevideo Wanderes, em 2019 - Amanda Perobelli - 25.jul.19/Reuters

Alguns pontas com pé trocado aprendem a driblar para o centro e finalizar com a parte interna do pé, forte e de curva, de chapa, fora do alcance do goleiro, como o gol de Mauricio na vitória do Inter sobre o Flamengo. Mauricio precisa evoluir no drible e na construção de jogadas.

Mauricio comemora gol na partida Internacional 2 x 1 Flamengo, no Beira Rio - Diego Vara - 23.abr.23/Reuters

Nesta quarta (26), no grande clássico inglês entre Manchester City e Arsenal, veremos excelentes pontas que jogam com o pé trocado, como Saka, Martinelli, Mahrez e Grealish.

O ideal seria ter pontas que driblassem para os dois lados e que cruzassem e finalizassem com a mesma qualidade com os dois pés. O único que faz isso é o francês Dembélé, que atua no Barcelona. Porém ele é muito irregular, às vezes confuso e não tem o talento de Vinicius Junior.

Ousmane Dembéle na partida Barcelona 1 x 0 Real Sociedad, pela Copa do Rei, em fez o gol de seu time - Pau Barrena - 25.jan.23/AFP

O ponta com o pé trocado é um avanço do futebol, embora faça falta o ponta do passado, que driblava para a linha de fundo e cruzava. Por gostarmos de um jeito de jogar, não precisamos desvalorizar o outro. Há lugar para os dois.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.