Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Copa do Brasil

Corinthians tem time para ficar na turma de cima das competições

Equipe contou com boa organização de Luxemburgo e teve ajuda do Atlético para avançar na Copa do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Corinthians, em casa, é capaz de tudo, de vitórias e classificações heroicas. O Atlético-MG, outra equipe bastante influenciada pela torcida, talvez na mesma situação virasse o jogo em Belo Horizonte e ganhasse nos pênaltis.

O Corinthians contou também com a boa organização tática utilizada por Luxemburgo. O time jogou com três zagueiros, dois alas que marcavam e atacavam, dois no meio-campo e o talentoso Renato Augusto livre e próximo aos dois atacantes. Nesse esquema costuma haver muitos espaços na intermediária, o que só foi aproveitado pelo Galo depois da entrada de Hulk, que criou algumas chances de gol.

O Atlético colaborou com a vitória do Corinthians com a ausência de alguns titulares no início do jogo. Hulk só entrou no segundo tempo. Os dois gols do Corinthians ocorreram após graves erros individuais de Otávio e Zaracho.

Róger Guedes marca os dois gols do Corinthians na vitória sobre o Fluminense
Róger Guedes e Matheus Bidu celebram gol alvinegro - Rodrigo Coca - 28.mai.23/Ag. Corinthians

O Corinthians possui três jogadores (Renato Augusto, Róger Guedes e Cassio) que estão entre os melhores que atuam no Brasil, além de outros de boa qualidade técnica. É um time para ficar na turma de cima das competições.

Além do Corinthians, São Paulo, Athletico-PR e América se classificaram nos pênaltis para as quartas de final da Copa do Brasil. Pênalti não é loteria. É também capacidade técnica na cobrança e controle emocional.

No Fla-Flu, o Fluminense mais uma vez não conseguiu envolver o adversário com a sua habitual troca de passes. São cinco jogos sem fazer um gol. O Flamengo, merecidamente, ganhou por 2 a 0. A festa das torcidas no Maracanã foi belíssima, emocionante, mesmo para quem viu pela televisão.

Tem ocorrido o mesmo em outros estádios brasileiros. Por outro lado, não podemos nos contentar e acostumar apenas com as comemorações. É preciso melhorar a qualidades dos jogos, evoluir. Os dois times poderiam ter atuado de maneira melhor.

O Flamengo venceu, e agora está tudo bem. Desapareceram as fofocas, as notícias de desavenças entre os jogadores. O Flamengo não é um "Big Brother", disse Gabigol. Problemas internos sempre existem nos times vencedores e nos perdedores. Os atletas, muitas vezes, têm razão em reclamar, e os jornalistas têm o direito e o dever de informar.

Depois das partidas Corinthians x Atlético e Flamengo x Fluminense, o tema principal foi o de que Luxemburgo e Sampaoli derrotaram, respectivamente, Coudet e Fernando Diniz. Impressiona-me como é frequente nas partidas a presença do fator imponderável, que não pode ser medido nem explicado.

Mesmo assim, quase só se valoriza a maneira de jogar. O futebol é a união de detalhes objetivos e subjetivos, de várias lógicas que se cruzam. A estratégia é a forma, o arcabouço do jogo. Dentro é um poço escuro, cheio de emoções, imprevistos e contradições.

Incertezas

Neymar completou dez anos da carreira na Europa. Se ele tivesse tido outros grandes craques ao lado, do meio-campo para a frente, nos Mundiais de 2014, 2018, 2022, se não tivesse tido tantas contusões em momentos decisivos, se não tivesse jogado na mesma época de Messi e Cristiano Ronaldo, se não tivesse o comportamento fora de campo de um jovem deslumbrado, provavelmente teria sido campeão do mundo, eleito o melhor jogador do planeta e se tornado um dos grandes da história, pois possui magistral talento. Será que ainda há chances? Mesmo assim, é o maior jogador brasileiro da última década.

Neymar poderia ter construído história diferente - Benoit Tessier - 24.mai.23/Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.