Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

No meio do caminho existe uma grande solidão

Na tentativa de preencher vazio, Róger Guedes se perde em uma grande solidão no Corinthians

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A impunidade aumenta a criminalidade. Ainda bem que a liga espanhola, a Fifa, as federações esportivas e os governos perceberam a gravidade do racismo e da homofobia no futebol e anunciaram medidas duras para conter os preconceitos criminosos. Espero que essas condutas não sejam passageiras. A forte e marcante revolta de Vinicius Junior poderá se tornar um marco nessa luta.

À parte disso, vivemos uma época de espetacularização no mundo, de exageros, de valorização maior dos discursos e gestos teatrais e midiáticos do que da verdade e da realidade. É o mundo das narrativas, palavra da moda, que quase sempre não significa nada.

Faixa de apoio a Vinicius Junior mostrada pela torcida do Real Madrid antes de partida contra o Rayo Vallecano
Faixa de apoio a Vinicius Junior mostrada pela torcida do Real Madrid antes de partida contra o Rayo Vallecano - Javier Soriano-24.mai.23/AFP

No futebol, basta um lance bonito, um brilhareco, um gol da vitória, para um jogador comum ser tratado como craque. Não podemos perder também a referência de que a qualidade do jogo praticado no Brasil é muito inferior à das grandes equipes europeias.

Muitos dos principais jogadores que atuam no país já foram para o exterior e voltaram por não ter mais espaços nos melhores times. Há exceções. Alguns não se destacaram fora por outros motivos, não técnicos. Há também jovens que brilham no Brasil e têm grandes chances de se tornar estrelas mundiais.

O time atual do Flamengo não tem mais nada a ver com o que encantou anos atrás. Muitos jogadores brilharam em outros períodos de suas carreiras e mesmo assim continuam com grande prestígio. Já o Palmeiras, que tem hoje um time titular e um elenco superior ao do Flamengo, possui atletas que brilham pelo que jogam, não pelo que foram.

O Corinthians possui jogadores para atuar melhor do que tem feito. Luxemburgo tem tentado arrumar primeiro o sistema defensivo com a escalação de duas linhas de quatro bastante recuadas, que não avançam quando o time recupera a bola.

Os dois atacantes ficam muito isolados, distantes dos outros oito atletas de linha. Róger Guedes tenta preencher esse enorme vazio, recuando até a sua intermediária, e se perde pelo caminho. No meio do caminho existe uma grande solidão. Uma grande solidão existe no meio do caminho.

Mais que os jogadores, os treinadores são tratados como heróis nas vitórias e vilões nas derrotas. Como se fossem os principais responsáveis por tudo o que acontece em campo. Além dessa supervalorização dos técnicos, existe uma obsessão por achar um único motivo que explique tudo.

Por falar em treinadores, até quando a CBF vai esperar a resposta de Ancelotti? Ele quer ou não quer ser técnico da seleção brasileira? Dizem que, se ele não aceitar o convite, será outro treinador estrangeiro. Entre os portugueses mais cotados, prefiro o Abel Ferreira, que certamente deverá mudar seu comportamento agressivo durante as partidas.

Não verei problemas se for um treinador brasileiro. Há vários bons. Discordo das opiniões de que o Brasil foi eliminado nas quartas de final das duas últimas Copas do Mundo por causa de alguns erros cometidos por Tite.

Contra a Bélgica, no Mundial de 2018, teria sido o deslocamento do zagueiro Miranda para a esquerda, para marcar Lukaku, permitindo a chegada de De Bruyne pelo meio para finalizar. Os méritos foram da Bélgica e de seu craque.

No jogo contra a Croácia, os problemas teriam sido a substituição de Vinicius Junior durante a partida e o fato de o técnico não ter feito uma retranca no final quando o Brasil vencia por 1 a 0. Penso que tenha sido uma sucessão de acasos e de escolhas equivocadas de alguns jogadores durante o trajeto da bola de uma área à outra.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.