Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Com gramado ruim não há jogo bom

Jogo deve ser intenso, mas sem perder a ternura, a fantasia e a criatividade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Botafogo, sem ter jogadores caros e com o mesmo prestígio que têm as outras grandes equipes, é o líder do Brasileirão, com a vantagem de cinco pontos sobre o vice, Palmeiras. Após oito rodadas, podemos dizer que o Botafogo é um dos candidatos ao título? O time, dirigido pelo português Luís Castro, une força física com velocidade, marcação mais recuada com mais adiantada, troca curta de passes com contra-ataques rápidos e eficientes. É uma equipe moderna.

Nesta quarta (31), em casa, pela Copa do Brasil e com a desvantagem de um gol, o Botafogo enfrenta o Athletico-PR, que novamente estará sem Fernandinho, contundido, o jogador mais importante do time paranaense.

Jogadores comemoram gol na partida Botafogo 1 x 0 Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro - Sérgio Moraes - 20.mai.23/Reuters

O vice-líder do Brasileirão e o Atlético-MG, quarto colocado, fizeram uma partida equilibrada no empate por 1 x 1, com excesso de faltas. Com gramado ruim, como o do Mineirão, não há jogo bom. Existem gols que só os craques fazem e gols que só o Rony faz, anulado por critérios técnicos e falta de sensibilidade do VAR.

Lance de Atlético Mineiro 2 x 1 Athletico Paranaense, no Mineirão, pela Libertadores - Washington Alves - 23.mai.23/Reuters

O Palmeiras, com três gols de vantagem, e o Atlético-MG, com dois, enfrentam pela Copa do Brasil, respectivamente, o Fortaleza e o Corinthians. Luxemburgo deve estar com uma grande dúvida; terá de decidir se forma um losango no meio campo, como sempre gostou de jogar, com Renato Augusto no vértice e próximo dos dois atacantes (Roger Guedes e Yuri Alberto), ou se mantém esquema mais defensivo, com duas linhas de quatro e dois atacantes.

Outro clássico pela Copa do Brasil é o Fla-Flu. Os dois times não têm jogado bem. O Flamengo deve repetir a estratégia usada no primeiro jogo, empate por 0 x 0, de pressionar o Fluminense desde a saída de bola do goleiro. Sampaoli é um técnico de muitas ideias, criativo, porém muitas vezes confuso. Ele, Coudet e outros treinadores adoram a palavra intensidade, uma importante característica do futebol moderno.

O técnico Jorge Sampaoli na partida Flamengo 2 x 0 Goiás, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro - Sérgio Moraes - 10.mai.23/Reuters

É preciso ser intenso, mas sem perder a ternura, a fantasia, a criatividade e o prazer de ficar com a bola. O Atlético-MG melhorou após unir a intensidade com a lucidez e a troca de passes e, principalmente, após as escalações de Pavón e Zaracho.

O Cruzeiro, em casa, enfrenta o Grêmio pela Copa do Brasil, partida em que não há favorito nem vantagem para nenhum dos dois após o empate no primeiro jogo. O Cruzeiro mostrou, mais uma vez, contra o Flamengo, no Maracanã, que tem boas chances de vencer qualquer adversário. Pepa e Dorival Júnior contrariam o lugar-comum de que é preciso muito tempo para a formação de um bom conjunto.

O São Paulo, que só disputa o Brasileirão e a Copa Sul-Americana, melhorou seu desempenho e os resultados após a contratação de Dorival Júnior. Os torcedores têm lotado o Morumbi. Diferentemente de outros treinadores, Dorival enxerga o óbvio e toma condutas simples, práticas e eficientes.

O América-MG, com a vantagem de dois gols, enfrenta em Porto Alegre o Inter pela Copa do Brasil. A classificação do América-MG é importantíssima, pois, além do valor técnico e financeiro, a equipe aumentará a confiança para tentar fugir do rebaixamento no Brasileirão. O Inter voltou a vencer nos dois últimos jogos.

Apesar de vários gramados ruins, do excesso de jogos, do alto custo para os torcedores irem aos estádios, o publico tem sido excelente em todas as competições. Isso ocorre pela intensidade, emoção e qualidade das partidas, pela falta de outros entretenimentos ou pela catarse, uma exteriorização de sentimentos reprimidos, que se acentuou durante a pandemia. Deve ser por tudo isso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.