Txai Suruí

Coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé e do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Txai Suruí

Projetos de destruição

Verão como lutamos contra as mentiras que chamam de "progresso"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mais um ano se passou, e reafirmamos que a luta permanecerá de pé, ainda que sobre apenas um de nós. Tivemos muitas conquistas este ano. Não podemos esquecê-las nem deixar de comemorá-las.
Tivemos a criação do Ministério dos Povos Indígenas e do Ministério da Igualdade Racial. Foram demarcadas seis terras indígenas. Pela primeira vez uma mulher indígena, Joenia Wapichana, assumiu a presidência da Funai, e muitos outros indígenas passaram a assumir as coordenações das regionais da Funai e também de distritos de saúde indígena.

0
Indígenas do Acampamento Terra Livre, maior encontro de etnias do país, marcham até o Congresso, em Brasília, por garantia de demarcação de terras e aceleração de políticas públicas para frear o aquecimento global - Gabriela Biló - 24.abr.23/Folhapress

Reflorestamos nossas terras e protegemos as nascentes dos rios. Ecoamos cada vez mais longe nossos cantos e vozes. Nos reunimos na luta por demarcação, por nossas mulheres e crianças e pensando nas mudanças climáticas no Acampamento Terra Livre e na Marcha das Mulheres Indígena em Brasília. Resistimos nos territórios ao Congresso Nacional. Foi declarada inconstitucional, pelo Supremo Tribunal Federal, a tese do marco temporal.

Mas seguem chamando de "progresso" uma mentira. Não conseguem nem cuidar da segurança das mulheres, que continuam sendo agredidas e violadas. Defensores continuam a ter suas vidas ameaçadas e a ser assassinados.

Aqueles que cobiçam nossas terras e destroem nossas vidas já disseram que vão adiante com os megaprojetos do capital para transformar nossas terras em mercadoria e têm um plano agrário para acabar de vez conosco, chamado marco temporal, que transformaram em lei. Querem a exploração de petróleo na Amazônia.

São projetos de destruição, por mais que tentem esconder isso com suas mentiras e falsas notícias. Que digam que é por nós ou pelo "progresso", digam até mesmo que não existe outro caminho ou que os outros caminhos são longos ou demorados demais. A verdade é que esses planos vão de todas as formas e feitios contra os povos originários, contra as suas comunidades, as suas terras, as suas matas, os seus rios, os animais, as plantas e até as pedras e montanhas.

Ou seja, não vão só contra nós, povos indígenas, mas também contra todas as mulheres, crianças e homens que vivem neste planeta como nós e precisam da mesma Mãe Terra para sobreviver. Há ainda quem nos olhe como ignorantes, atrasados e insignificantes, mas esses também sentirão os efeitos das emergências climáticas.

Lutaremos com tudo que temos e com toda a nossa força contra esses projetos de morte. Não desistiremos nem iremos titubear até que tenhamos nossos direitos garantidos e nossas matas e casas protegidas. O que acontecerá é que verão cada vez mais sementes florescerem, verão uma juventude e mulheres indígenas que não se vendem nem se rendem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.