Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Os efeitos da montagem do genoma da ferrugem da soja demoram para chegar ao campo

Embrapa e Bayer manterão parceria para a busca de novos mecanismos de ação no Brasil com base no sequenciamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Começamos a conhecer o inimigo, mas a batalha ainda é longa e deverá ser contínua. Essa é a avaliação de pesquisadores reunidos nesta quarta-feira (2), em São Paulo, para decidir o que fazer após a descoberta do sequenciamento e da montagem do genoma do fungo causador da ferrugem da soja.

Na segunda-feira (30), um consórcio internacional, formado por 12 entidades públicas e privadas, havia anunciado a conclusão da montagem de três genomas do fungo Phakopsora pachyrhizi, a principal doença que afeta as lavouras de soja do Brasil.

A ciência fez a parte inicial. Agora é hora da busca de soluções que aproveitem os conhecimentos adquiridos com o sequenciamento.

E isso envolve não só novas pesquisas por parte dos cientistas mas também a ação de empresas e de produtores.

"Vai ser uma batalha sem fim. É um fungo com grande variabilidade genética e uma enorme capacidade de mutação", diz Francismar C. Marcelino, pesquisadora da Embrapa Soja.

A chegada ao campo dos efeitos dessa pesquisa ainda demora. A médio prazo, segundo Francismar, o sequenciamento pode auxiliar no melhoramento genético e no desenvolvimento de novas cultivares, uma vez que permite que se entenda melhor qual é a ação do fungo sobre a soja. Ajuda a compreender melhor a virulência e a resistência do fungo.

Para Rogério Bortolon, gerente de soluções agronômicas para a soja, da Bayer, "não foi fácil conseguir o sequenciamento, mas agora ele vai auxiliar na busca de novos mecanismos de ação contra a doença."

Na opinião da pesquisadora da Embrapa, a longo prazo, a montagem do genoma do fungo da ferrugem da soja vai facilitar o aproveitamento da transgenia e de mecanismos mais modernos, como a edição gênica.

A nova descoberta dos pesquisadores pode auxiliar também no desenvolvimento mais rápido de novas cultivares e de novos químicos para o combate ao fungo.

Dirceu Ferreira Junior, diretor do Ceat (Centro de Expertise em Agricultura Tropical) da Bayer, alerta, contudo, sobre as dificuldades de chegar a uma nova molécula.

O tempo de uma pesquisa, do início à colocação do produto para a aprovação das entidades reguladoras, pode durar dez anos. No caso do Brasil, há uma complicação ainda maior: a demora na aprovação da nova molécula, que pode superar cinco anos.

Se a pesquisa indicar uma nova cultivar resistente à doença, também será preciso percorrer um longo caminho pelos próximos dez anos.

 

O sequenciamento e a montagem do genoma do fungo vão abrir caminhos para o combate à doença, mas a ação atual do produtor e dos governos federal e estaduais continua sendo decisiva para o combate à ferrugem, segundo Maurício Meyer, pesquisador da Embrapa Soja.

Para ele, deve haver respeito ao período do vazio sanitário —período sem plantas verdes no campo. O vazio dificulta a propagação da doença, que se dá pelo ar.

O pesquisador destaca também a necessidade do manejo correto dos químicos, para evitar que os produtos percam sensibilidade e resistência.

O combate atual da doença se baseia também no uso de cultivares resistentes. A constante mudança do fungo reduz o período de vida dessas cultivares quando não houver um monitoramento constante delas pelos produtores.

A Embrapa e a Bayer fazem parte das 12 empresas que compõem o consórcio responsável pela montagem do genoma do fungo da ferrugem asiática.

As duas empresas, que já vinham pesquisando o tema e se juntaram ao consórcio internacional, vão continuar estudando as possíveis evoluções de combate à doença com base nas revelações do genoma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.