Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Bons preços elevam área de café em formação no país

Quando essa lavoura entrar em produção, produtividade média será ainda maior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A área total de café vem caindo nas últimas décadas. Mesmo assim, o Brasil obtém produção recorde, como foi a de 2020, quando o país atingiu 63 milhões de sacas.

Essa evolução da produção se deve ao aumento de produtividade, que deverá ser ainda maior nos próximos anos.

O país tem, nesta safra, uma área de 392 mil hectares de cafezal em formação, um expressivo aumento de 41% em relação à anterior. Quando este café estiver produzindo, o que poderá ocorrer de um a três anos, o rendimento será bem melhor.

A área total de café no país é de 2,2 milhões de hectares. Deste volume, 1,82 milhão está em produção, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Raquel Miranda, assessora técnica da Comissão Nacional do Café da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), diz que a produtividade move o setor. De 2008 a 2019, o avanço no café conilon foi de 105%, enquanto no arábica atingiu 70%.

Produtor mais capacitado, uso de tecnologia e melhor manejo foram fundamentais nessa aceleração da produção. Além disso, a busca da produtividade se faz necessária, devido aos aumentos de custos, principalmente os de mão de obra, segundo Miranda.

Neste período de pandemia, em que a migração de trabalhadores ficou limitada pelo coronavírus, as dificuldades dos produtores são ainda maiores, afirma.

Para um bom retorno financeiro, os produtores de café arábica devem obter de 40 a 50 sacas por hectare. Abaixo de 30, as finanças ficam comprometidas. A produção de arábica soma 68% da produção total do país nesta safra de bienalidade negativa.

Esse cenário de produção ideal é um pouco mais complicado para os pequenos produtores, que têm um gargalo maior na adoção de tecnologias e dificuldades na obtenção de crédito.

Produtividade e qualidade são, cada vez mais, os principais focos do setor, segundo a assessora da CNA. Essa evolução é tanta que, em algumas regiões do país, os produtores estão quebrando paradigmas e obtendo um café conilon 100% bebida. Em geral, o produto serve para brend com o arábica.

Esse aumento de novas áreas em formação é favorecido por uma conjuntura atual. Este é um ano de bienalidade negativa, quando as lavouras produzem menos. Um ano de boa safra, como foi o de 2020, sempre é seguido por um de produção menor.

Por isso, os produtores optam por uma renovação das lavouras nesse período de menor produção, o que permite uma redução até nos custos com a colheita, segundo Bernardino Cangussú, engenheiro agrônomo e coordenador técnico estadual da Emater/MG.

Esse aumento de renovação de área é provocado, também, pela crise hídrica que assola o país, segundo Miranda. O produtor aproveita o bom momento de preços do produto para renovar as lavouras menos produtivas e mais afetadas pela seca.

Os 392 mil hectares de cafezal em formação não são áreas novas. Eles incluem o esqueletamento —nome dado à poda dos ramos laterais da planta—, a recepa, um corte drástico da planta a 40 centímetros do chão, e a renovação de áreas antigas por plantas novas.

Força jovem A nova geração de agricultores, mais familiarizada com inovação e tecnologia, está mudando o perfil dos trabalhadores do campo. Eles permitem uma otimização dos processos.

Coplacana A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo, para incentivar a participação dos jovens no agronegócio, desenvolveu o Núcleo Jovem Coplacana, cujo objetivo é criar uma rede de aprendizado e troca de experiências entre jovens agricultores de todo o país.

Suco A quebra da safra de laranja deverá deixar os estoques finais de suco de junho de 2022 próximos dos do limite técnico de operação. Ou seja, uma quantidade necessária apenas para o período do fim do processamento industrial de uma safra à disponibilidade de suco da seguinte, segundo Ibiapaba Netto, da CitrusBR.

Suco 2 Os estoques de junho deste ano das associadas da CitrusBR devem recuar para 311 mil toneladas, uma queda de 34% em relação a igual período de 2020. A produção total de suco na safra 2020/21 será de 837 mil toneladas, 30,4% menos do que na anterior.

Algodão A região do Matopiba deverá produzir 587 mil toneladas de pluma nesta safra, com queda de 15% em relação à anterior. A Bahia, líder na região, deverá colher 520 mil toneladas, 13% menos do que na safra anterior.

Algodão 2 Os dados são da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), que atribui a redução à maior rentabilidade relativa da soja e do milho, que garantem melhor liquidez com menor custo de produção.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.