Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Apesar da alta de custo, agropecuária terá rentabilidade em 2023

No setor de grãos, a exceção fica para o arroz, enquanto nas carnes, a bovina tem melhor cenário, segundo a Conab

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mesmo com a aceleração dos custos dos insumos para a agropecuária neste ano, a margem líquida dos produtores, em relação ao custo operacional, deverá ser positiva em 2023.

A taxa não deverá repetir o bom patamar das safras recentes, mas volta ser a positiva. As estimativas são da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), com base em um modelo estatístico que leva em consideração as linhas superiores e inferiores de preços pagos aos produtores e dos custos de produção.

Allan Silveira dos Santos, superintendente de Estudos de Mercados e Gestão da Oferta, afirma que o setor vai ter rentabilidade, mas menor do que 2021, quando foi excelente.

Descarregamento de soja no Porto de Paranaguá
Grãos são descarregados em porto no Paraná - Claudio Neves/Portos do Paraná


Naquele ano, os preços da commodities subiram rapidamente, devido à forte demanda internacional. Já os custos dos insumos vieram tendo elevação paulatina, mas aceleraram neste ano.

O superintendente da Conab diz que agora, com os preços das commodities mais estabilizados e custos mais elevados, a margem líquida dos produtores deve voltar para o período pré-pandemia.

A rentabilidade deve continuar porque a oferta de produtos não é abundante. As dificuldades da Ucrânia em produzir e em exportar continuam. Além disso, os Estados Unidos mantêm estoques baixos e ainda com um cenário de safra com algumas incertezas, devido ao clima.

A China, que está com uma produção mais industrializada, amplia a agroindústria no país e vem aumentando as compras de milho. O país é líder mundial nas importações de soja .

Com isso, o ano de 2023 deverá ser um período de reequilíbrio de estoques. Só na safra seguinte, em 2024, o mercado ficaria mais abastecido e confortável, afirma Santos.

Nos cenários de preços e de custos traçados pela Conab, apenas o arroz deverá ter uma queda na margem líquida de 2023. O recuo seria de 1%. O órgão divulgou dados de arroz, algodão, feijão, milho e soja.

A soja e o milho, com base em informações de Mato Grosso, deverão atingir margens positivas de 23% e 7%, respectivamente. Já o algodão fica com 43%, e o feijão, com 29%.

Nas carnes, a rentabilidade deve ser menor do que nos grãos. A avicultura, quando a Conab considera um comportamento neutro dos preços, mas custos baixos, pode atingir uma margem positiva de 2%. Em um cenário de preços neutros e custos elevados, porém, haverá uma margem negativa de 22%.

Na suinocultura, a ocorrência de preços neutros e de custos baixos daria uma margem líquida de 7% ao setor. Nesse mesmo cenário de preços, mas com custos elevados, a perda seria de 18%.

A bovinocultura deverá ter um cenário um pouco mais confortável, nos cálculos da Conab. Custos neutros e preços baixos gerariam uma margem líquida de 46%. No caso de preços neutros e custos altos, a margem seria positiva em 2%.


Grãos no Paraná O Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná fez as primeiras estimativas da safra 2022/23 do estado. Após um período de crise climática, a produtividade volta a crescer na região, e o volume de grãos deverá aumentar 68%.

Soja A grande recuperação ocorre na soja. A área de plantio sobe apenas 1%, mas o potencial da produtividade é de 3.752 kg por hectare, o que deve gerar uma produção de 21,5 milhões de toneladas no estado, 78% a mais do que neste ano.

Milho O cereal semeado na primeira safra perde área, mas a produção do estado sobe para 4 milhões de toneladas, 34% a mais do que no período 2021/22. O ganho vem da recuperação da produtividade, que fica 42% acima da ocorrida na safra deste ano.

Área menor Além do milho de verão, arroz e feijão perdem espaço para a soja. A área de milho recua 6%; a de feijão, 12%; e a de arroz sequeiro, 16%, conforme as primeiras estimativas do Deral.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.