Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Justiça suspende desligamento de funcionários da Embrapa

Contratos de trabalhadores com 75 anos ou mais seriam extintos no próximo dia 29 por aposentadoria compulsória

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A dispensa dos funcionários da Embrapa com 75 anos ou mais, que a empresa tinha programado para ocorrer a partir de terça-feira (29), foi suspensa pela Justiça. No cálculo da empresa, 56 funcionários seriam afastados.

O efeito suspensivo foi dado pelo Juiz Carlos Augusto de Lima Nobre, da 12ª Vara do Trabalho de Brasília. A ação tinha sido proposta pelo Sinpaf (Sindicato Nacional de Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário).

Na avaliação de Adilson F. da Mota, pesquisador da Embrapa na área de genômica animal e diretor jurídico do Sinpaf, a Embrapa é uma empresa pública da administração indireta.

Pesquisador da Embrapa Agrobiologia, em Seropédica (RJ), estuda como reduzir a emissão de gases de efeito estufa - Gustavo Porpino/Embrapa

O servidor público pode ser funcionário público e empregado público. O funcionário público, ao completar 75 anos, pela Constituição, tem a aposentadoria compulsória. É o que ocorre, por exemplo, no Supremo Tribunal Federal, onde os ministros se afastam a partir desta data.

A regra vale para o regime-geral dos servidores públicos, mas não é o caso dos empregados públicos. "Temos outro regime, contribuímos com o INSS e nosso vínculo para o afastamento do trabalho não segue esse vínculo dos servidores", afirma o pesquisador da Embrapa e diretor do sindicato.

"A Embrapa, que sempre valorizou seus recursos humanos, não sei por que razão investiu contra os funcionários com mais de 75 anos", afirma ele.

Na segunda-feira (21), a Embrapa afirmou à coluna que a extinção dos contratos é lamentável, mas que cumpria uma exigência jurídica.

O sindicato entrou com uma ação judicial pedindo que essa questão da separação entre os funcionários públicos e empregados públicos fosse distinta.

Para Mota, a Embrapa tem de entender que os empregados das empresas públicas são celetistas. Com base nisso, o sindicato entrou com uma decisão liminar para afastar a possibilidade de os empregados serem desligados antes de a questão ser resolvida. A liminar foi cassada.

O sindicato entrou com um segundo pedido judicial, que não foi aceito. Na sexta-feira (18), foi feito um terceiro pedido, que foi aceito.

Segundo Mota, foi conseguida a interrupção do afastamento imediato, mas o mérito da questão ainda não foi julgado. "Conseguimos apenas afastar o mal maior, por hora."

O afastamento dos pesquisadores pode parecer um problema menor diante de tantas dificuldades que o país tem, mas não é, afirma o diretor do sindicato. A capacidade de produção do Brasil está crescendo, e o país necessita de uma empresa forte de pesquisa.

Quem vai cuidar das pesquisas de feijão, arroz, maracujá e de outros produtos que não são commodities? As grandes empresas não vão, afirma o pesquisador.

O desligamento dos funcionários proposto pela Embrapa ocorre em bases desumanas, segundo Mota. Saem sem os direitos trabalhistas, como os 40% do FGTS. Serão pagos apenas o saldo de férias, de salário e do 13º.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.