Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu Estados Unidos

Gripe aviária em vaca leiteira traz cenário preocupante nos EUA

Doença é trazida por aves silvestres, segundo Departamento de Agricultura do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após dois anos e dois meses lutando contra a gripe aviária, responsável pela eliminação de 82,1 milhões de aves no país nesse período, os Estados Unidos enfrentam um novo desafio.

A doença, de rápida propagação, foi constatada também em cabras, na semana passada, e em vacas leiteiras, nesta semana. É um novo desafio que os americanos vão ter de lidar a partir de agora.

O Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) já constatou a influenza aviária em vacas leiteiras de três estados: Texas, Kansas e Novo México.

Gripe aviária foi constatada em vacas leiteiras nos EUA nesta semana - Bing Guan/Reuters

Um dos principais temores é que a gripe aviária nas vacas provoque o mesmo efeito que tem nas aves, levando-as à morte ou à necessidade de abate.

A influenza, constatada em 8 de janeiro de 2022 nos Estados Unidos, já registrou 1.115 focos da doença, 473 deles em granjas comerciais.

Quando a doença em aves parecia perder força, uma vez que nos últimos 30 dias foi constatado apenas um foco em área comercial, ela avança sobre os mamíferos.

O Usda alerta que o risco de transmissão da doença para humanos com o consumo do leite é baixo, uma vez que ele não é consumido "in natura", mas pasteurizado.

O vírus nas vacas é transmitido por secreção ou fezes de aves silvestres. O Usda verificou várias aves desse tipo mortas nas propriedades afetadas pela doença.

Quando uma propriedade é afetada, os sintomas apresentados pelos animais são diminuição da lactação, queda no apetite e mudanças no leite.

A doença ocorre em vacas mais velhas e, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, é pequena ou nenhuma a mortalidade de animais. A ocorrência da influenza aviária em vacas é preocupante porque há a possibilidades de uma evolução do vírus, segundo pesquisadores.

Uma das preocupações é que haja uma transferência do vírus de um animal para outro.

Mais atrativo A tonelada de DGG, proteína derivada da extração do etanol de milho, está em R$ 925 por tonelada em Mato Grosso, segundo o Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária).

Mais atrativo 2 O valor atual é 31% inferior ao de há um ano e, na avaliação do Imea, com o aumento da produção de etanol do cereal, esse preço pode ficar ainda mais atrativo.

Algodão A Stonex prevê uma produção nacional de 3,33 milhões de toneladas na safra 2023/24. As exportações sobem para 2,5 milhões, 55% a mais do que na safra anterior, segundo a consultoria.

Soja Estão programados embarques de 14,1 milhões de toneladas de soja neste mês. A Anec (Associação Nacional dos Exportadores e Cereais) prevê, no entanto, que esse volume poderá ser um pouco menor, ficando entre 12,9 milhões e 14,1 milhões de toneladas.

Frete O setor teve um comportamento atípico no mês passado em Mato Grosso, com tendência de queda. O frete de Sorriso (MT) a Santos (SP) teve retração de 8%, acumulando queda de 10% no ano, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.