Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu alimentação

Gripe aviária traz temor ao Brasil; Europa e EUA já sentem seus efeitos

Grandes importadores, como a China, colocam restrições nas compras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login


Enquanto os produtores brasileiros de frango olham assustados para o aumento dos casos de gripe aviária em animais silvestres e de fundo de quintal, União Europeia e Estados Unidos sofrem com a persistência da doença em suas granjas comerciais.

Os números divulgados pela Comunidade Europeia nesta quinta-feira (26) indicam a ocorrência de 868 focos da doença nos últimos 12 meses em 21 membros do bloco. Pelo menos 15 milhões de aves foram eliminadas, com França, Polônia e Alemanha liderando a ocorrência de casos.

As exportações do bloco estão em queda neste ano, e parceiros comerciais dos europeus têm colocado barreiras ao produto. Entre eles estão China, Filipinas, Marrocos e África do Sul.

Outros colocam restrições, mas aceitam uma regionalização dos focos de doença, comprando carne de regiões não afetadas. Estão nessa lista Coreia do Sul, Japão e Arábia Saudita.

O impacto da doença nos Estados Unidos, líder mundial no setor, tem sido pequeno na produção, mas afeta as exportações. Nos últimos 12 meses, houve focos em 47 estados americanos, e a eliminação de aves desde o aparecimento da doença já supera 59 milhões de animais.

Americanos e europeus perderam participação na China, enquanto os brasileiros aumentaram em 33% as vendas até julho, segundo dados da União Europeia.

Os europeus elevaram em 9% as importações de carne de frango até julho, os últimos dados disponíveis. O produto brasileiro, que está com queda de 18% nos preços neste mês, em relação a outubro de 2022, tem atraído mais os europeus.

O Brasil exportou 184 mil toneladas para a União Europeia nos sete primeiros meses, 7% a mais do que em 2022. A Ucrânia, que tem uma cota livre nas exportações, aumentou o volume das vendas em 86% neste ano para o bloco.

As exportações dos ucranianos somam 144 mil toneladas, 27% de toda a importação dos europeus. O Brasil tem 34% de participação.

Biodiesel O PIB (Produto Interno Bruto) da cadeia da soja e do biodiesel deverá crescer 21% neste ano, em relação ao anterior, segundo acompanhamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em parceria com a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais).

Biodiesel 2 O resultado positivo do PIB, tomando como base os dados do segundo trimestre, reflete o desempenho do esmagamento e refino na cadeia. A queda nos preços, porém, deverá resultar em uma participação de 24,3% do setor no PIB do agronegócio, abaixo do percentual estimado anteriormente.

Arroz O valor médio da saca já atinge R$ 106 no Rio Grande do Sul. É o maior preço desde outubro de 2020, segundo o Cepea. O analista Vlamir Brandalizze afirma, no entanto, que os preços de ponta já superam R$ 110.

Milho Os gaúchos semearam 70% da área que será destinada ao cereal nesta safra. A estimativa é de 818 mil hectares, segundo a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.