Vera Iaconelli

Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vera Iaconelli
Descrição de chapéu

Lugar de escuta, lugar de fala

Supor que analista deva ser mulher para atender mulheres é confundir lugar de escuta com o de fala

Um paciente quer saber, como condição para começar sua análise, três coisas: se acredito em Deus, se já tive depressão e se tenho filhos. Gênero e idade ele pôde deduzir sozinho. Outro me pergunta se já fui abandonada, fiz aborto ou sou lésbica.

O que essas pessoas podem estar buscando quando fazem tais perguntas? Entre outras questões, a garantia de que serão entendidas. De que poderei de fato compreender suas motivações e sofrimento. A lógica é de que se você viveu algo que eu vivi (divórcio, migração, doença degenerativa...), deve ter experimentado a mesma coisa que eu e, portanto, me compreenderá.

Cena da série de TV "Família Soprano"
Cena da série de TV "Família Soprano" - AP

Quantas vidas um analista teria que ter vivido para poder escutar aquele que chega a seu consultório? Como em "Orlando" de Virginia Wolf, teria que nascer homem e depois tornar-se mulher? Teria que ser judia, alcoólatra, estar na menopausa?

Talvez tivesse que fazer um cartão no qual constasse: sexo feminino, mulher, heterossexual, um divórcio, duas filhas, branca, ateia... facilitando que pacientes do sexo feminino, mulheres, heterossexuais... o escolhessem? 

Acontecimentos e experiências supostamente comuns incidem sobre sujeitos únicos. Dez mulheres que foram atacadas sexualmente terão dez experiências distintas: tornar-se frígida, elaborar o trauma, psicotizar e criar uma ONG em defesa das mulheres são saídas possíveis entre inúmeras outras. Se o analista tiver sofrido ele mesmo um estupro e usar sua experiência como referência, será incapaz de escutar seu paciente. 

Só o sujeito saberá pelo que passou e só uma escuta isenta pode ajudá-lo a nomear sua experiência única. E haja análise do analista para separar suas histórias das dos seus pacientes, guardando para si seus próprios julgamentos e opiniões. Exercício perene, que faz da formação de um analista um campo de contínua reflexão e crítica, em sua análise, com supervisão, e com a teoria. Não menos importante é estudo das questões de seu tempo —como as condições históricas da violência contra a mulher, por exemplo.

No entanto, não podemos confundir o lugar de escuta de um analista com seu "lugar de fala" enquanto sujeito. "Lugar de fala" é um conceito que trata de visibilizar a experiência pessoal de sujeitos tolhidos em seu direito de expressão por questões de raça, classe e gênero. Baseia-se em privilegiar a voz do sujeito que vive a dura realidade de ser mulher, transexual, negro ou pobre, entre outros, e é direção política incontornável de quem se atreve a lutar pela democracia hoje —Marielle sempre.

Mas supor que o analista deva ser negro para atender negros ou ser lésbica para atender lésbicas é apostar na experiência pessoal do analista e confundir lugar de escuta com lugar de fala. Se existem pessoas propondo a "cura homossexual" (devidamente cassadas pelos conselhos de psicologia) isso se deve ao fracasso da escuta —a ausência total dela— e não ao fato de serem heterossexuais. 

Calhou de ser homem meu primeiro analista. Além da gratidão que lhe tenho pela competência com que conduziu minha análise, tive com ele a oportunidade de testemunhar a ética na qual se sustenta o lugar do analista. Ética que lhe permitiu, mesmo sendo homem, ser capaz de escutar minhas angústias ligadas à maternidade.

Erramos: o texto foi alterado

A palavra "cassadas" havia sido grafada incorretamente. O texto foi corrigido

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.