Vinicius Mota

Secretário de Redação da Folha, foi editor de Opinião. É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Mota
Descrição de chapéu

Um algoritmo chamado Kassab

Articulações do ex-prefeito contrariam hipótese de pulverização de candidaturas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações) durante entrevista à Folha em seu gabinete, em Brasília
O ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações) durante entrevista à Folha em seu gabinete, em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

A exclusão do ex-presidente Lula da disputa pelo Planalto e o naufrágio da popularidade do presidente Temer estimulam um enxame de pretensos candidatos. De um lado, abre-se uma vaga no segundo turno. Do outro, o portador da faixa mostra escasso poder de aglutinar forças.

As condições materiais para a sustentação de uma candidatura presidencial, entretanto, provavelmente são as mais adversas desde a reinstalação do voto direto. Fechada a porta do financiamento empresarial, a divisão dos fundos públicos eleitorais dentro dos partidos será determinante para saber, afinal, quantos desses propalados estadistas aparecerão na cédula em 7 de outubro.

Optar pela candidatura ao Planalto significa destinar menos dinheiro do pote às campanhas para deputado e senador.

Quanto menor a competitividade do presidenciável, maior a chance de ser jogado ao mar pelos chefes do partido até o início de agosto, quando serão definidas as chapas. O retrato atual das pesquisas, com uma multidão de nanicos de intenção de votos, não mudará muito até lá.

Políticos com baixo desempenho que já venham com cofre particular podem escapar do facão, pois não há limites para o autofinanciamento. O ministro Henrique Meirelles, da turma do 1%, pode viabilizar-se por essa via caso troque de sigla.

Se há vetores que estimulam a profusão de candidaturas a presidente, a grana curta para os partidos atua na contramão. No meio dessa confusão, há um algoritmo que já demonstrou alguma capacidade de predição. Chama-se Gilberto Kassab.

O ex-prefeito de São Paulo é o mais hábil operador político da sua geração. Sente o cheiro do poder com meses de antecedência e não tem preconceito identitário. Kassab não aposta na fragmentação. Rifou Meirelles, negocia com Alckmin e Doria e preserva os recursos do seu partido para as eleições proporcionais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.