Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire

Quem não quer o impeachment de Bolsonaro

No Congresso, impressão é de que sociedade não faz pressão pela deposição do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O impeachment é coisa de artigo de jornal, de artista, de uns poucos da elite da sociedade, de uma minoria de parlamentares, de uns empresários gatos pingados, diz um deputado próximo de quem comanda a Câmara e o centrão, mas ora sem posição de poder.

“Vocês” criticam o Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, mas “deixaram passar o Maia, que é amigo da elite do Rio e de São Paulo. Pergunta para o Lira que empresário pediu a ele que liberasse o impeachment. Ninguém”, diz o deputado, mencionando o fato de que o Rodrigo Maia também não despachou dezenas de pedidos de abertura de processo contra Jair Bolsonaro quando presidente da Câmara.

O deputado acha que a maioria dos empresários está com Bolsonaro ou quer “deixar como está”, “com certeza são, esses mais chegados na política” e quase todo o restante estaria “em cima do muro”. “Veja essa carta dos empresários, da Fiesp. Os deputados da base [de Bolsonaro] batem mais nele do que esses empresários”.

Diz ainda que “ninguém” no Supremo quer mais confusão, “eles sobem o tom, prendem um quando extrapolam, mas vai ver se querem impeachment, fora o [Luiz] Barroso”. Diz também que há grande desconfiança entre militares e parlamentares, “general não gosta de deputado”.

Jair Bolsonaro com a faixa presidencial
Jair Bolsonaro recebe a faixa presidencial das mãos do presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, em 1º de janeiro de 2019. - Pedro Ladeira/Folhapress

No Datafolha mais recente, de julho, 54% dos eleitores apoiavam o impeachment. É pouco, diz o deputado, para quem os adeptos da deposição desistiriam da ideia se soubessem “a confusão que esse povo do Bolsonaro vai arrumar na rua”.

Os deputados não ouvem “as ruas”? “Têm medo da rua, ouvem e conhecem mais o povo que vocês, que são elitistas, não sabem o que acontece na Paraíba, em Goiás, no Amazonas. Mas falta rua também”. Diz que o clima de quarta-feira em Brasília era de medo “nos três Poderes”, “todo mundo” ainda achando que haveria invasão de prédios públicos.

O deputado “tem uma tese” sobre a posição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os petistas por vezes são criticados por não apoiarem decididamente o impeachment, por cálculo eleitoral. O deputado diz que isso “pode pesar, mas a eleição está longe”. Diz que Lula é muito esperto e não quer que a esquerda comande manifestações e acabe ficando sozinha, “com confusão na rua, bandeira vermelha, para tudo dar em nada. Pode virar contra ele um jogo que está favorável, ficar com fama de baderneiro, com a broxa na mão”.

Parlamentares não teriam começado a discutir a hipótese de impeachment? Político “sempre discute tudo, mas a realidade ainda é outra”. Lira tem seus interesses “legítimos” de criar um esquema de influência e poder enquanto está no comando da Câmara e com “voz no governo”, algo que ainda precisa “consolidar” (“empresário paulista não conhecia o Lira”).

Mas esse esquema pode ser negociado em outra “situação política, que ainda ninguém sabe o que vai ser, não tem alternativa nenhuma, fora o Lula. Empresário também pensa nisso”. Muito importante, diz, “Lira e ninguém manda e outros [deputados] obedecem”. A maioria não quer impeachment, “evangélico não quer, ruralista não quer, o impeachment hoje tem menos de 200 votos”.

Se Bolsonaro voltar à carga, algo muda? Pode ser. Mas tem muito espaço para acordo. “O Lira vai tourear o Bolsonaro, foi lá na quarta-feira dar um chega para lá, todas as lideranças vão fazer isso”. Empresário, diz ele, quer só um pouco de calma, “para levar tudo até a eleição”.

“Vocês acham que somos [parlamentares] uns venais, uns irresponsáveis, mas a sociedade ainda não partiu para o impeachment e a gente não quer uma conflagração nacional”, diz o deputado.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.