Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu ameaça autoritária

Impeachment de Bolsonaro ainda é mau negócio para Lira e o centrão

Força de políticos cresce à medida que Bolsonaro fabrica riscos e ganha segundas chances

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Arthur Lira não quer saber de impeachment. Depois que Jair Bolsonaro subiu num carro de som para ameaçar o Supremo, o presidente da Câmara falou em "bravatas em redes sociais", pregou uma pacificação que sabe que não virá e disse que o país deve ter serenidade para esperar as eleições do ano que vem.

Abrir um processo para derrubar Bolsonaro ainda é um mau negócio para os deputados que formam o miolo da Câmara. A tensão política e o enfraquecimento do governo ampliam o poder desses parlamentares e permitem que eles direcionem seus esforços para o que importa: sua própria sobrevivência.

A força de Lira cresce à medida que Bolsonaro fabrica riscos e ganha do mundo político segundas, terceiras e quartas chances. Antes de chegar ao comando da Câmara, o deputado já liderava um centrão que dava estabilidade ao governo. Desde então, seu grupo ganhou controle sobre bilhões de reais do Orçamento e foi recompensado com dois ministérios dentro do Palácio do Planalto.

0
Jair Bolsonaro ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira, durante cerimônia em junho de 2021 - Pedro Ladeira/Folhapress

Lira não está sozinho. Embora alguns partidos tenham começado a discutir o impeachment, o arranjo atual é uma aposta mais segura para parte dos parlamentares. Uma mudança de presidente exigiria um novo pacto com o Executivo, e hoje há mais incertezas do que convicções sobre o poder dessas siglas num governo de Hamilton Mourão.

A Câmara tenta tirar proveito do desequilíbrio fabricado por Bolsonaro. O próprio Lira sugeriu que a Casa deve ter mais protagonismo político e votar "o que é de interesse público". Já os projetos da agenda do governo devem ficar em segundo plano –podem ser votados a conta-gotas, a um preço nada módico.

Os parlamentares do centrão e arredores apostam que não deve haver ruptura e esperam estar em posições confortáveis para negociar espaços no próximo governo. Para isso, trabalham pelo próprio futuro. Não é surpresa que o primeiro projeto na pauta após a ameaça golpista de Bolsonaro seja uma reforma do código eleitoral que facilita a vida dos políticos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.