Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu Eleições 2022 inflação

Bolsonaro vem aí e Lula vai ali fazer bobagem política

Mesmo com inflação, presidente mantém votos com agrados e despiora no emprego

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A correção da tabela do Imposto de Renda pode sair por medida provisória neste mês. Também em abril, começa a liberação do FGTS para uns 40 milhões de trabalhadores. Tem a antecipação do 13º do INSS. Acaba a cobrança de tarifa extra na conta de luz.

São medidas que não ganham eleição —nem perdem. É tudo "a vida como ela é", pequenos gestos, lembretes de que "Bolsonaro vem aí".

Montagem com Presidente Jair Bolsonaro e o ex Presidente Lula
Montagem com o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Pedro Ladeira/Folhapress/Miguel Schincariol/AFP

Em janeiro, começara a ser pago o vale-gás para cerca de 5,5 milhões de famílias do Auxílio Brasil. Em março começou o perdão de dívidas do Fies (financiamento de faculdade), que pode beneficiar um milhão de jovens ou seus pais. A antecipação do benefício do INSS não é dinheiro extra, mas alivia já a situação de uns 30 milhões de pessoas.

No mês passado, houve o baita aumento dos combustíveis. A inflação chegou ao nível mais alto em quase 20 anos, também o surto mais duradouro de carestia desde 2002-2003. O prestígio de Bolsonaro não caiu mais por causa disso. A inflação pode ter sido contrabalançada também pela despiora do mercado de trabalho.

No que diz respeito a número de pessoas ocupadas, formalização do emprego, desalento e insatisfação com horas trabalhadas, voltou-se ao nível imediatamente anterior ao do início da epidemia, em fevereiro de 2020. O poder de compra do salário médio caiu muito, mas a oportunidade de ter algum trabalho e perspectiva parece em parte compensar perdas.

Nas pesquisas de abril, Bolsonaro ficou na mesma ou cresceu um tico em relação ao início do ano, mesmo no cenário em que Sérgio Moro (União Brasil) permanece na disputa. O problema de Bolsonaro é que, sem Moro na parada, corre o risco de perder no primeiro turno.

Há muita campanha pela frente. Mas o primeiro objetivo de Bolsonaro é garantir o segundo turno. Quaisquer dois ou três pontos nas pesquisas são cruciais. O reajuste do piso dos professores de educação básica foi vendido como ato do governo federal. Não é, mas talvez nem importe: mais gente vai estar um pouco menos infeliz com a vida.

Finda a temporada de agrados, em maio, junho, começa a trituração de Lula da Silva (PT). Não vai vir apenas do bolsonarismo, ainda que STF e TSE tenham prometido cortar asinhas de milícias digitais. Lula vai apanhar mais quanto menos acordos políticos, econômicos e sociais fizer.

Não se trata dessa bobajada de "jantares com a Faria Lima" (bloco que, aliás, inexiste), mas de convencer não apenas os donos do dinheiro grosso (mas também eles) de que terá um governo viável, o que Lula não vai conseguir em conversa mole com duas dúzias de ricos. Precisa ainda agregar quadros e apoios de gente que está até esperando um sinal, inclusive na elite atucanada. De resto, se "Faria Lima" ganhasse eleições, o PSDB não teria perdido cinco delas de enfiada.

Em vez disso, Lula diz tolices política e economicamente daninhas sobre gasto público ou demagogias sobre Petrobras (idênticas às de Bolsonaro, afora na ameaça de fancaria de privatizar a empresa). Com essas bobagens, um eventual governo seu naufraga ainda em 2023.

Lula parou de negociar mais e maiores acordos depois da aliança com Geraldo Alckmin —mantê-lo como vice decorativo não vai adiantar grande coisa. Mais recentemente, tem soltado disparates eleitorais como chamar a militância para dar prensa em deputado, discutir aborto de modo politicamente impensado ou dizer que a classe média é "escravista".

No Brasil, essa acusação pode cair mal nos ouvidos de 40% da população, dos pobres remediados aos ricos que se chamam assim porque não são muito milionários. É justamente nesse eleitorado que Bolsonaro já empata com Lula.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.