Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu Governo Lula juros

O cala-boca nos ministros, o estrupício e boas notícias de Lula 3

Quem sabe tenha caído a ficha e o governo se recolha para preparar uma boa administração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A primeira providência do governo de Luiz Inácio Lula da Silva foi pedir a ministros que parem de dizer disparates. Ou, pelo menos, que ouçam o presidente ou seu xerife, o ministro Rui Costa (Casa Civil) antes de soltar bombas no pé.

No primeiro mês depois da eleição, a PEC e comícios de Lula já provocaram alta de juros ruim. Quem sabe tenha caído a ficha e o governo se recolha para preparar uma boa administração.

x
Lula faz primeira reunião com seus 37 ministros - Pedro Ladeira-6.jan.23/Folhapress

A segunda diretriz para os ministros foi: vamos fazer muita política. Na primeira reunião ministerial, Lula estendeu um tapetão ao Congresso. Deu de barato que Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) vão se reeleger para os comandos de Câmara e Senado. Pediu a seu ministério profundamente político que converse sobre tudo com deputados e senadores. O governo trata de montar segundo e terceiro escalões com o olho também na política, pois a coalizão parlamentar, além de insuficiente, tem um rombo ou aliado apenas nominal, o União Brasil.

No mais, a gente tem de esperar o governo ser montado, saber quem vão ser os nomes que de fato vão tocar ministérios e se encarregar de alguma política ou diretriz de fato transformadora (como a tal "transição verde"). Isto é, esse será o assunto se não forem nomeados estrupícios, condenados à cadeia e amigos de milicianos.

Há sinais interessantes. A ver se terão apoio de Lula e de seu conselho político.

Simone Tebet (Planejamento) vai de fato criar a secretaria de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Na prática, deveria ser uma instituição de averiguação da eficácia do gasto e da utilidade de programas.

Para não produzir apenas diagnósticos para a gaveta, precisa do apoio de Lula, acordo com outros ministros, Fernando Haddad em particular, e do pessoal encarregado de relações com o Congresso. É difícil extirpar programas com raízes arqueológicas, lobbies e interesses particularistas profundos.

Outro exemplo. Na Educação, Camilo Santana fechou o ministério para aventureiros. Além da ex-governadora Izolda Cela, sua sub, levou secretários de educação, uma reitora e fechou a porteira do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), sempre na mira do olho gordo da fisiologia ou da roubança. Lá colocou Fernanda Pacobahyba, secretária da Fazenda de Santana no governo do Ceará, doutora em direito, professora e formada também em administração.

O FNDE leva um terço dos recursos do ministério (os outros dois terços vão quase todos para ensino superior e médio e hospitais universitários). É dinheiro para o Fundeb, repasse automático, mas também para obras e programas locais de ensino básico. Sabe-se lá se vai fazer uma boa administração, mas Santana disse a que veio, com suas assessoras.

Nísia Trindade, ex-presidente da Fiocruz, foi para a Saúde, onde ficava a Funasa, Fundação Nacional de Saúde, cargo que sempre interessa ao centrão. Grosso modo, faz obras de saneamento em pequenas comunidades. A Funasa acabou; seus restos foram para o ministério das Cidades.

A Funasa tinha orçamento relativamente pequeno, mas muito potencial para rolo e não é bem assunto da Saúde. É um sinal. Mas, além de "Mais Médicos", "Farmácia Popular" etc., qual é o plano para o essencial e estrutural, o SUS?

Os assuntos sérios serão esses, saber quem faz e pensa o quê —em geral, causa tédio à maioria. Na melhor das hipóteses, isso tudo vai cozinhar em banho-maria por uns dois meses. Isso tudo: a montagem da regra fiscal, o que significa um plano de "transição verde", o que vai ser feito de estatais, se o país vai ter enfim política nacional de segurança, se vai haver reforma administrativa etc.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.