Fortaleza tem ataques a ônibus e torres de telefonia um dia após morte de criminosos

A Etufor informou que o transporte coletivo vai funcionar em esquema especial durante a madrugada

São Paulo

Cinco ônibus e duas torres de telefonia foram incendiados na noite deste sábado (24) em Fortaleza (CE). Os ataques aos ônibus ocorreram na avenida Leste Oeste, na Praça Coração de Jesus (dois ônibus), na avenida Imperador e na avenida G do bairro Vila Velha. As torres de telefonia incendiadas ficam no Jardim Iracema e na avenida Maestro Lisboa.

Além disso, moradores queimaram pneus nas avenidas Coronel Carvalho e Mozart Lucena, nos bairros Vila Velha e Quintino Cunha.

Logo após os ataques, a cúpula da Segurança Pública se reuniu com representantes da Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza) e do Sindicato das Empresas de Passageiros do Estado do Ceará para definir ações de segurança para os veículos, trabalhadores e passageiros.  

Os incêndios foram combatidos por equipes do Corpo de Bombeiros e não há informações sobre feridos. 

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil do Estado do Ceará vai investigar os ataques.

Fachada da Secretaria da Justiça do Ceará, em Fortaleza
Secretaria da Justiça do Ceará, em Fortaleza - Reprodução Google Street View

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a Polícia Militar prendeu três homens suspeitos de atear fogo nos ônibus. As prisões aconteceram no Centro de Fortaleza. Os suspeitos carregavam galões de gasolina.

Em nota, a Etufor informou que o transporte coletivo de Fortaleza vai funcionar em esquema especial durante a madrugada, com operação de linhas que atendam a população da capital e veículos em comboios acompanhados pela Polícia Militar e Guarda Municipal. 

A Secretaria da Segurança Pública determinou o reforço no policiamento, com apoio de helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas.

Na madrugada de sábado, três homens foram mortos pela polícia após serem surpreendidos atirando contra o prédio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará, em Fortaleza. Foram apreendidas armas e uma granada.

Ainda na madrugada foram incendiados mais de 50 veículos que estavam em um terreno no prédio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) da cidade de Cascavel, no litoral do estado e uma bomba de coquetel molotov foi arremessada contra o prédio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Sobral, na região norte do estado.

Uma das principais linhas de investigação é que o ataque tenha sido ordenado por facções criminosas que questionam o anúncio de instalação de bloqueadores de celular nos presídios.

Na noite de quinta-feira (22), um grupo armado tentou incendiar um prédio dos Correios. Os criminosos deixaram um bilhete ameaçando ataques caso os bloqueadores sejam instalados. 

FIM DA TRÉGUA

Em janeiro, duas chacinas na capital do Ceará deixaram 24 mortos e escancararam a guerra entre facções criminosas o Comando Vermelho e o PCC.

Os grupos estão em guerra desde o fim de 2016. Em 2017, o número de homicídios no Ceará saltou de 3.407, em 2016, para 5.134 aumento de mais de 50%. Somente em Fortaleza, esse aumento foi ainda maior, de 96%, saltando de 1.007 homicídios em 2016 para 1.978 no ano passado.

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará não se manifestou sobre os relatos de insegurança de moradores e a rixa entre facções.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.