Descrição de chapéu Mobilidade urbana

Nova estação do metrô de SP abre com falhas de acabamento e de operação

Parada Eucaliptos, da linha 5-lilás, foi entregue nesta sexta por Alckmin após anos de atraso

Caixa de hidrantes sem mangueira na estação Eucaliptos
Caixa de hidrantes sem mangueira na estação Eucaliptos, inaugurada nesta sexta em São Paulo - Robson Ventura/Folhapress
Fabio Pagotto
São Paulo | Agora

A estação Eucaliptos, a mais nova da linha 5-lilás do metrô de São Paulo, foi inaugurada nesta sexta-feira (2) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) com falhas de acabamento e de operação.

Nas plataformas, por exemplo, ainda não havia portas antiqueda. E as caixas para mangueiras de combate a incêndio estavam vazias.

Havia também tubulações aparentes perto das escadas. Na visita da reportagem, uma das escadas rolantes que leva à saída travou.

A inauguração afetou ao menos outras três estações da linha 5-lilás, Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, abertas em setembro. 

Os trens circulavam com intervalos irregulares, que duravam até cinco minutos. O sistema de som dos trens dava informações desencontradas aos passageiros.

Na estação Brooklin, o usuário era orientado pelos alto-falantes de que aquela seria a estação final. “Achei que já tinham inaugurado a Eucaliptos”, afirmou o técnico em enfermagem Maurício Rocha, 39, após ter se confundido com a mensagem.

A estação Eucaliptos (zona sul) está funcionando em esquema de operação assistida, das 10h às 15h, de segunda a sábado, com trens em velocidade reduzida e intervalos maiores. Segundo o Metrô, os testes devem durar até o final do mês. Nesse período, a viagem da Eucaliptos até a estação Brooklin será de graça.

Por causa disso, na estação Brooklin da linha 5, os passageiros desembarcam, pagam a passagem e embarcam novamente para seguir no sentido Capão Redondo.

Piso tátil com falha na nova estação Brooklin, na linha 5-lilás do metrô de SP
Piso tátil com falha na nova estação Brooklin, na linha 5-lilás do metrô de SP - Robson Ventura/Folhapress

90 DIAS

O Metrô afirmou, por meio de nota, que a operação assistida segue critérios. “Todas as estações atendem a rígidos requisitos de segurança exigidos pela legislação e dispõem de vistoria dos bombeiros”, afirma a nota. 

A empresa disse ainda que abriu processo contra a Bombardier Consortium por causa dos atrasos na entrega das portas antiqueda. Sobre os problemas das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, disse que fará ajustes em até 90 dias.

A entrega da estação de metrô é parte da agenda positiva que Alckmin tenta emplacar em seus últimos dias no governo paulista, antes de buscar a candidatura à Presidência da República pelo PSDB.

O tucano é pré-candidato do partido e, pela legislação eleitoral, tem até a primeira semana de abril para deixar o cargo no governo para concorrer na eleição deste ano.

Em setembro, a reportagem apontou diversos problemas em outras estações recém-abertas pela gestão Alckmin. Em novembro, parte deles não tinha sido resolvida.

Nesta sexta, essas estações ainda apresentavam algumas falhas. A estação Alto da Boa Vista continuava com infiltrações e sem portas antiqueda.

Também havia infiltrações na Borba Gato, e na Brooklin, as portas antiqueda estavam parcialmente instaladas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.