Descrição de chapéu Mobilidade urbana trânsito

Veículos brasileiros terão nova placa seguindo padrão do Mercosul 

Cada estado determinará início da implementação; toda frota deve ter nova placa até 2023

Trânsito congestionado na av. 23 de maio, zona sul de São Paulo
Trânsito congestionado na av. 23 de maio, zona sul de São Paulo - Nelson Antoine/Folhapress
Daniel Carvalho
Brasília

Até 2023, toda a frota brasileira terá que trocar as atuais placas de identificação do veículo por outras que seguem o padrão dos países do Mercosul.

A resolução, que deve ser publicada no "Diário Oficial" da União (DOU) desta quinta-feira (8), determina que os carros novos adotem a nova placa até 1º de setembro de 2018.

A placa no padrão Mercosul deve ser usada em todos os veículos do país até 31 de dezembro de 2023.

De acordo com a resolução, o órgão de trânsito de cada estado determinará a data de início da implementação da nova placa.

As placas terão fundo branco com margem superior azul, contendo, ao lado esquerdo, o logotipo do Mercosul. Ao lado direito, ficará a bandeira do Brasil e, ao centro, o nome do país.

Do lado direito, haverá ainda a bandeira do estado, o brasão do município e o nome da cidade

Novo modelo de placa que será adotado pelo Brasil
Novo modelo de placa que será adotado pelo Brasil - Reprodução

O atual modelo com três letras e quatro números será substituído por outro com sete caracteres alfanuméricos (letras e números), com combinação aleatória que será fornecida e controlada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O último caractere da placa será sempre um numeral.

Ou seja, o atual modelo BRA-0317 (fictício) deixa de existir. O novo será, por exemplo, BRA0S17.

Segundo a resolução, as placas terão um chip e código de barras bidimensionais dinâmicos, os chamados QR code, e precisam ser homologadas junto ao Denatran.

A cor dos caracteres alfanuméricos e das bordas da placa de identificação veicular será determinada de acordo com a categoria dos veículos: preta para carros particulares; vermelha para comerciais; azul para carro oficial ou de representação; dourada para diplomático/consular; verde para especiais (experiência e fabricantes de veículos, peças e implementos); e cinza prata para veículos de coleção.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.