Descrição de chapéu Mobilidade urbana trânsito

Minhocão vai fechar aos carros o sábado inteiro a partir desta semana

Em 60 dias, via deverá ser fechada mais cedo também de segunda a sexta-feira

 Pessoas passeiam no Minhocão fechado para carros
Pessoas passeiam no Minhocão fechado para carros - Alberto Rocha - 20.nov.2017/Folhapress
São Paulo

O elevado João Goulart, mais conhecido como Minhocão, passará a ser fechado para carros durante todo o final de semana. A medida, que já é válida para o domingo, agora será estendida para todo o sábado –não mais a partir das 15h–, de acordo com projeto assinado pelo prefeito João Doria (PSDB) em fevereiro. 

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a via será fechada às 21h30 de sexta-feira e será reaberta apenas às 6h30 de segunda. De segunda a sexta, o trânsito de veículos não terá alteração, sendo interrompido entre as 21h30 e as 6h30, com exceção de feriados, quando o elevado permanecerá fechado. 

Pelo decreto que cria o Parque Municipal do Minhocão essa é a primeira medida para a desativação gradativa do elevado João Goulart. Em até 60 dias, o tráfego de veículos pela via deverá ter horário reduzido nos dias de semana, passando para o período das 7h às 20h. 

O prefeito, porém, vetou artigo que possibilitaria que o espaço passasse a funcionar, em curto prazo, como um parque de maneira permanente. Por exemplo, o trecho que previa fechamento da via para carros nas férias escolares, em janeiro e julho, ficou de fora da nova legislação.

Doria justificou que estudos técnicos da CET chegaram à conclusão de que a via não pode ser desativada até que “se proceda às melhorias no sistema viário a ser impactado em decorrência da desativação da via elevada em questão”.

Inaugurado em 1971, o Minhocão liga o centro à região de Perdizes (zona oeste). O fechamento diário, da meia-noite às 5h, começou em 1976 –para reduzir o barulho e os acidentes– e foi ampliado em 1989, quando também começou a ser fechado aos domingos. O bloqueio aos sábados, a partir das 15h, vigora desde 2015.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.