CNH digital passa a ser ofertada em todo país, mas procura é baixa

Apenas 0,15% dos motoristas habilitados solicitaram versão digital do documento

São Paulo

Com a adesão do estado do Rio de Janeiro, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital passou a ser ofertada em todo o país, informou o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

O estado fluminense entrou na base de dados do serviço nesta quarta (25). Segundo balanço atualizado do órgão federal, pouco mais de 110 mil motoristas já solicitaram a versão digital do documento —o que representa apenas 0,15% do total de 70 milhões de motoristas habilitados.

Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo lideram o número de adesões e juntos somam 63 mil documentos emitidos. A versão digital do documento foi inaugurada no país em outubro, quando Goiás lançou a CNH em formato eletrônico.

Versão digital da CNH
Versão digital da CNH - Reprodução

Com a novidade, o modelo de habilitação para celular está disponível gratuitamente por meio do aplicativo CNH Digital, que pode ser baixado nas lojas virtuais Play Store para sistema Android, ou Apple Store para iOS.

Na tela do celular, o documento tem o mesmo valor jurídico do impresso. Para obtê-lo, é necessário que a habilitação esteja dentro do prazo de validade, tenha QR-Code e esteja livre de bloqueios (como suspensão).

Caso a habilitação do motorista seja de um modelo sem QR-Code, é necessário solicitar uma segunda via. Em São Paulo, por exemplo, 4,5 milhões de habilitações no estado dispõe desse código de barras, de acordo com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).

Foto mostra verso da CNH, com destaque para QR Code
Novo modelo da CNH, com QR Code - Divulgação

COMO OBTER A CNH DIGITAL

Passo 1: QR Code
Verifique se na parte interna da CNH está impresso o QR Code —o código de barras em formato quadrado. As CNHs de papel emitidas a partir de maio de 2017 já contam com esse item de segurança. Caso não tenha, o condutor deve pedir uma segunda via do documento ao Detran.

Passo 2: e-CPF
Caso o motorista não tenha o certificado digital do CPF, ele deve ir a um posto do Detran e fazer presencialmente seu cadastro, apresentando um documento de identificação original.

Passo 3: Cadastro no Portal de Serviços do Denatran
O motorista deve se cadastrar na página de serviços do Denatran na internet. Para isso, deverá preencher o formulário de cadastro constante no menu "Usuário".

Passo 4: Baixar o aplicativo
Disponível nas lojas virtuais PlayStore para sistema Android, ou na iTunes para sistema iOS. No aplicativo, use a senha de acesso ao Portal do Denatran (o login é seu CPF) e digite o código de ativação. O aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números, que o usuário deve digitar sempre que acessar a CNH Digital. Mesmo off-line, ou seja, sem internet, será possível acessar a habilitação no smartphone.​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.