Frio enfim chega a SP, e paulistano pode esperar por até 6°C na semana

Massa de ar polar também causou neve em cidades da Serra Catarinense

São Paulo

Após quase três semanas de tempo quente e seco, o inverno finalmente deu as caras em São Paulo. Há chance de que os termômetros atinjam até 6ºC nesta quarta (11) e a terça (10) teve a tarde mais fria do ano, com máxima de 14,3ºC, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências, da prefeitura).

Mulher e criança agasalhados para encarar o frio da manhã na região central de SP nesta terça-feira (10) - Nelson Antoine/Folhapress

O paulistano já conseguiu sentir a queda de temperatura na tarde da segunda (9), com o avanço de uma frente fria vinda pelo litoral. Uma massa polar também passou a atuar sobre o estado nesta terça, baixando ainda mais a sensação térmica, com vento.

Há variações entre as previsões de diferentes institutos por causa do número e da localização das estações meteorológicas usadas nas medições. O do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por exemplo, fica no Mirante de Santana, na zona norte da capital, enquanto o CGE possui uma rede de 30 estações.

Segundo o serviço metereológico Climatempo, o ar polar deve influenciar a capital paulista durante toda a semana, com baixa temperatura principalmente nas madrugadas, com névoa, e dias de sol com temperaturas amenas.

O Inmet aponta mínima de 6°C na quarta no município, com máxima de 17°C —CGE e Climatempo, porém, preveem mínima de 10°C. 

Não deve chover nos próximos dias, salvo leves chuviscos como o observado na manhã desta terça em alguns pontos da capital.

A partir de sexta (13) o frio deve ficar um pouco menos rigoroso e há tendência de aumento de temperatura para o final de semana. No sábado (14) a máxima prevista pelo Inmet é de 25°C, com mínima de 13°C.

A umidade do ar, motivo de atenção nas últimas semanas, não deve alcançar níveis preocupantes nesse período. ​

Neve em SC

Há quem comemore as temperaturas próximas de zero, como os municípios da Serra Catarinense que, de olho no turismo, disputam o título de cidade mais fria do Brasil.

Naturalmente o componente visual mais aguardado da temporada pelos moradores e visitantes de Urupema, São Joaquim e Urubici, a neve chegou na madrugada desta terça, apesar da baixa previsão de que isso ocorresse.

O fenômeno foi facilitado pela mesma massa de ar polar que atua sobre São Paulo e em todo o centro-sul brasileiro. Segundo o site local São Joaquim Online, a neve caiu sobre as três cidades, com maior ocorrência em Mundo Novo, próximo a Urubici. ​

Segundo a Climatempo, a região não bateu temperaturas negativas, mas isso deve ocorrer nos próximos dias. Urubici inclusive pode ter -1°C na quinta. A previsão para Urupema é ainda mais congelante, com -2°C de mínima na quarta e -3°C na quinta.

São Joaquim, por sua vez, tem mínimas previstas de -1°C e -2°C para os dois dias, respectivamente.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.