SP deve ter novo nevoeiro na sexta; fim de semana será de tempo seco

Segundo Infraero, 67 voos domésticos foram cancelados ao longo desta quinta

Neblina encobre prédios no bairro de Perdizes, em São Paulo, na manhã desta quinta (5)
Neblina encobre prédios no bairro de Perdizes, em São Paulo, na manhã desta quinta (5) - Joel Silva/Folhapress

A previsão é a de que a cidade passe na sexta  (6) por situação semelhante a desta quinta (5), com novo nevoeiro —​e decorrentes atrasos e cancelamentos de voos novamente—​, bem como o aumento da temperatura no decorrer do dia. ​​O final de semana deve ser de baixa umidade do ar, inspirando cuidados.

No decorrer da manhã, a nebulosidade paulistana que afetou o aeroporto de Congonhas logo cedo(leia mais abaixo) se dissipou e a temperatura subiu.

"O nevoeiro é uma situação característica dessa época do ano", diz a meteorologista Neide Oliveira, do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia). Segundo Oliveira, eles são formados quando se apresentam condições como as desta quinta: massa de ar muito seca, umidade elevada de manhã aliada a uma queda de temperatura e ventos fracos.

"Quando há uma noite de céu claro acontece isso geralmente na manhã seguinte", afirma. Durante o dia, a temperatura subiu, como no início da semana. O Inmet estimava máxima de 27°C e mínima de 15°C para esta quinta, com umidade mínima do ar de 30%.

As condições se repetem na sexta (6), com mínima de 14°C, máxima de 26°C e umidade mínima mais uma vez a 30%, também com nevoeiro.

O paulistano deve ficar atento no final de semana, em que a qualidade do ar pode ser prejudicada, com umidade mínima de até 20%, que agrava problemas respiratórios como asma, sinusite e alergias. Há também maior probabilidade de irritação dos olhos e sangramentos no nariz.​

Aeroportos foram afetados

Um denso nevoeiro afetou as condições de visibilidade de São Paulo na manhã desta quinta-feira (5) e trouxe sensação de frio ao paulistano nas primeiras horas do dia. O aeroporto de Congonhas chegou a fechar suas operações temporariamente, ocasionando atrasos e cancelamento de voos.

Segundo a Infraero, que opera Congonhas, foram ao menos 33 cancelamentos entre chegadas e partidas. Outros 34 sofreram atrasos —​alguns, significativos, como um voo de São José do Rio Preto (SP) com chegada prevista para 6h05 e que aterrissou com atraso de quase três horas, 2h51 minutos depois.

Condições climáticas afetaram também os aeroportos de Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná, e o Santos Dumont, no Rio. Este último teve ao menos 22 cancelamentos entre chegadas e 22 atrasos.

Entre 8h e 9h, 38 voos domésticos sofreram atrasos no país. Entre às 15h e 16h, eram 35 atrasos. Balanço da Infraero neste horário indica que 67 voos foram cancelados ao longo do dia.

 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.